TIM (TIMS3): Lucro cresce 50,4% e atinge R$ 2,69 bilhões em 2023

Companhia ampliou receitas de serviços móveis em 11% e acredita que segmento continuará crescendo nos próximos anos

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Publicado em 06/02/2024 às 20:58h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 06/02/2024 às 20:58h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Tim (Shutterstock)

A Tim (TIMS3) registrou um lucro líquido de R$ 2,69 bilhões em 2023. O resultado é 50,4% maior que o de 2022 e foi registrado depois de a companhia obter um lucro líquido de R$ 900 milhões no quarto trimestre de 2023, 52,6% maior que o do mesmo período de 2022.

📞 O lucro anual de R$ 2,69 bilhões foi acompanhado por um aumento de 10,6% das receitas da Tim em 2023. As receitas somaram R$ 23,87 bilhões e foram impulsionadas principalmente pelos serviços móveis, que cresceram com a migração de clientes para planos de maior valor e a absorção de clientes da Oi (OIBR3).

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As receitas dos demais segmentos de atuação da companhia, contudo, também cresceram em 2023. Veja o aumento por segmento:

  • Serviços móveis: 11,1%;
  • Banda Larga UltraFibra: 9,7%;
  • Produtos: 8,7%.

Com a alta das receitas, a Tim expandiu o seu Ebitda (Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação, Amortização e Equivalência Patrimonial) em 14,2% em 2023, para R$ 11,68 bilhões. A margem Ebitda subiu de 47,4% em 2022 para 48,9% em 2023.

Os custos e despesas operacionais da companhia, contudo, também subiram. A cifra cresceu 7,4%, para R$ 12,18 bilhões, em razão de maiores custos com pessoal e despesas relacionadas a contingências de natureza cíveis e fiscais.

Projeções para 2024

💲 A Tim disse que os resultados de 2023 superaram as metas estabelecidas para o ano e representam o "melhor desempenho de sua história recente". Por isso, a companhia atualizou o seu guidance para 2024. Veja as novas projeções para este ano:

  • Investimentos: de R$ 4,4 bilhões a R$ 4,6 bilhões;
  • Receita: alta de 5% a 7%;
  • Ebitda: crescimento de 7% a 9%.

A Tim prevê uma "melhoria contínua e sustentável" do mercado de telefonia móvel no triênio 2024-2026. O segmento, que é o principal negócio da companhia, deve ser impulsionado por fatores como o aumento do uso de dados.