A Nu Asset Management, gestora de investimentos do
Nubank (ROXO34), ampliou sua oferta de ETFs de renda fixa com o lançamento do Nu Tesouro IPCA B3, composto por três fundos com durations-alvo de dois anos (NB0211), cinco anos (NB0511) e 10 anos (NB1011).
Os produtos já estão disponíveis para negociação na B3 e replicam o Índice B3
Tesouro IPCA, oferecendo aos investidores uma alternativa para buscar proteção contra a inflação com diferentes horizontes de investimento.
A principal característica dos novos ETFs é a manutenção de uma duration-alvo constante. Ao contrário dos ETFs tradicionais atrelados à inflação, que acompanham índices amplos, como o IMA-B, e têm sua duration alterada conforme as emissões do Tesouro Nacional, os novos fundos preservam o prazo de referência escolhido pelo investidor.
“O mercado de ETFs no Brasil está amadurecendo rapidamente e, com isso, cresce a busca dos investidores por soluções mais específicas, que realmente façam sentido para seus objetivos. É um momento atrativo para investir em renda fixa, e o lançamento de produtos com diferentes objetivos nasce justamente desse contexto, em que soluções mais bem direcionadas ganham protagonismo”, afirma Andrés Kikuchi, diretor executivo da Nu Asset.
A carteira dos ETFs reúne cinco títulos públicos federais indexados à inflação. Metade dos recursos é direcionada para um "título âncora", correspondente ao papel com vencimento mais próximo da duration pretendida. Os outros 50% são distribuídos entre quatro títulos complementares, escolhidos com base em critérios de liquidez.
Os novos fundos chegam ao mercado com cota inicial de R$ 50, liquidação em D+1 e taxa global de administração de 0,19% ao ano. Além disso, não possuem cobrança de come-cotas, e a tributação segue uma alíquota única de 15% de Imposto de Renda, cobrada apenas no momento do resgate, tornando a estrutura mais simples e transparente para o investidor.
Atualmente, a Nu Asset administra R$ 7 bilhões em ativos, conta com 26 fundos de investimento e reúne 1,3 milhão de cotistas. A gestora afirma utilizar ciência de dados e tecnologia no desenvolvimento de soluções de investimento e acumula uma série de lançamentos inéditos na B3.
Entre eles estão o primeiro ETF distribuidor de dividendos da bolsa (
NDIV11), lançado em 2023; os primeiros ETFs de smart beta do índice Bovespa, incluindo
LVOL11 e
HIGH11; os ETFs de crédito privado global com hedge cambial para o real
HGBR11 e HYBR11; além do
NBIT11, primeiro ETF de Bitcoin baseado em contratos futuros negociado na B3.