Ações da Vale (VALE3) podem render mais dividendos, diz Itaú BBA
O banco destacou que a companhia deve seguir com forte geração de caixa em 2025, criando margem para dividendos adicionais.
A mineradora Vale (VALE3) já iniciou o processo de troca de CEO. Consultorias de headhunting internacionais estão sondando executivos de empresas para a posição, segundo informações do jornal "O Estado de S. Paulo" nesta segunda-feira (1º).
🧑💼 A busca pelo novo presidente da mineradora segue em ritmo acelerado, com a definição e contratação do sucessor de Eduardo Bartolomeo prevista para até o final de novembro. O novo comandante da mineradora assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2025.
A movimentação na empresa acontece após a renúncia de José Luciano Duarte Penido, ex-conselheiro independente da Vale e logo depois de Gustavo Pimenta, vice-presidente da companhia, virar réu em um processo sancionador na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
O Conselho de Administração da empresa, responsável pela seleção, iniciou a fase de cotação junto a um grupo de consultorias, das quais uma será a escolhida e contratada para buscar um executivo com o perfil desejado para o cargo de presidente da mineradora.
🗒️ Sendo assim, a partir das entrevistas e avaliações do candidatos, será feita uma lista tríplice que será entregue ao colegiado da Vale, formado por 13 conselheiros.
O MME (Ministério de Minas e Energia) informou que não participa do processo da companhia, e que "o ministro Alexandre Silveira já declarou publicamente que não tem qualquer interferência do governo (na escolha do novo CEO da Vale."
Até o momento, a corrida para ocupar o cargo de CEO da empresa já conta com cinco nomes. Além disso, outras pessoas também já foram lançadas para assumir o cargo.
❌ Em janeiro, o governo Lula tentou emplacar o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, mas desistiu dias depois devido a reação negativa do mercado.
O banco destacou que a companhia deve seguir com forte geração de caixa em 2025, criando margem para dividendos adicionais.
Mineradora alcança redução do nível de risco de rompimento da barragem Forquilha III, em Minas Gerais.