O acionista controlador da
Usiminas (USIM5), Grupo Ternium, negou publicamente a existência de qualquer plano para fechar o capital da siderúrgica mineira. O posicionamento oficial ocorreu após cobrança da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) motivada por especulações na imprensa que provocaram forte oscilação nas ações da empresa na B3.
O movimento respondeu ao Ofício nº 189/2026/CVM/SEP/GEA-2, enviado pela autarquia em 24 de agosto para averiguar reportagem intitulada "Usiminas (USIM5) sobe forte com notícia sobre fechamento de capital da Companhia".
O texto jornalístico citava nota do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, segundo a qual "a Ternium pretende fechar o capital da Usiminas" dependendo de aprovação dos acionistas minoritários.
Em resposta oficial, o grupo controlador cravou que "não aprovou a realização de qualquer operação com o objetivo de cancelar o registro de companhia aberta da Usiminas nem está em tratativas ou negociações visando o fechamento de capital da Usiminas, sendo inverídica, portanto, a afirmação contida na nota antes referida".
Apesar do desmentido sobre a transação citada, o controlador ponderou sobre sua atuação estratégica rotineira.
A Ternium acrescentou que "no curso normal dos seus negócios, avalia continuamente alternativas e oportunidades estratégicas relacionadas aos seus investimentos, inclusive em relação à Usiminas" e assegurou que informará a siderúrgica e o mercado "em conformidade com a normativa aplicável" caso venha a deliberar sobre operações com ações no futuro.
Vale citar que a Usiminas encerrou o segundo trimestre de 2026 com lucro líquido de R$ 428 milhões, alta de 236% em relação ao mesmo período de 2025. Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, porém, o resultado representa uma queda de 52%.
O Ebitda ajustado, indicador que reflete o desempenho operacional da companhia, somou R$ 761 milhões entre abril e junho, crescimento de 86% ante o segundo trimestre do ano passado.
Com isso, a margem Ebitda ajustada aumentou 6,2 pontos percentuais, alcançando 12% no período. Na contramão dos indicadores de lucro e Ebitda, a receita líquida da Usiminas recuou 7% na comparação anual.