Petrobras (PETR4) inicia contratação para nova plataforma no campo de Búzios

O FPSO contará com capacidade de produção diária de 180 mil barris de óleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás.

Author
Publicado em 03/10/2025 às 14:45h - Atualizado 1 hora atrás Publicado em 03/10/2025 às 14:45h Atualizado 1 hora atrás por Elanny Vlaxio
A contratação será feita pelo modelo BOT (Imagem: Shutterstock)
A contratação será feita pelo modelo BOT (Imagem: Shutterstock)
👀 A Petrobras (PETR4) iniciou nesta sexta-feira (3) a licitação para contratar o FPSO P-91, que será a 12ª plataforma instalada no campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos. Conhecida como Búzios 12, a unidade terá papel de hub para exportação do gás da região.
O FPSO contará com capacidade de produção diária de 180 mil barris de óleo e 12 milhões de metros cúbicos de gás, além de ser conectado a 16 poços, oito produtores e oito injetores de água e gás. A partir da publicação da Solicitação de Envio de Propostas, as empresas interessadas terão 180 dias para apresentar suas ofertas.
A contratação será feita pelo modelo BOT (Build-Operate-Transfer), em que a contratada é responsável pelo projeto, construção, montagem e operação do ativo por um período inicial, transferindo posteriormente a operação à Petrobras.
🗣️ “Dar a largada na contratação do Búzios 12 justamente no dia do aniversário da Petrobras é simbólico: mostra a força da nossa capacidade de inovação e do trabalho de gerações de profissionais comprometidos com o país. Essa nova unidade amplia a oferta de gás natural para o mercado brasileiro, garantindo energia segura, competitiva e indispensável para a transição energética justa”, afirmou a presidente da companhia, Magda Chambriard em nota.
Além disso, o anúncio chega no mesmo dia em que a Azevedo & Travassos (AZEV4) comunicou ao mercado a assinatura de um contrato de R$ 1,76 bilhão com a Petrobras para uma unidade de produção de hidrogênio em Itaboraí (RJ). O contrato foi firmado por um consórcio que reúne a Azevedo, a Heftos e a construtora Colares Linhares, dividido na proporção de 80% e 20%.