Nova presidente da Petrobras (PETR4) fala pela primeira vez nesta 2ª

Magda Chambriard tomou posse na sexta (24) e dará entrevista nesta segunda-feira (27).

Author
Publicado em 26/05/2024 às 14:41h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 26/05/2024 às 14:41h Atualizado 1 mês atrás por Marina Barbosa
Magda Chambriard substituiu Jean Paul Prates no comando da Petrobras (Divulgação)

A nova presidente da Petrobras (PETR4), Magda Chambriard, fará o seu primeiro pronunciamento público nesta segunda-feira (27). Ela concederá uma entrevista coletiva na sede da companhia, no Rio de Janeiro.

Magda Chambriard tomou posse na sexta-feira (24), depois de ser aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras. Ela foi indicada para o cargo depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu Jean Paul Prates

O objetivo do governo é acelerar os investimentos da Petrobras com a troca de comando. O Executivo quer ampliar o refino de petróleo, além de avançar com a exploração da Margem Equatorial e com os projetos de transição energética da companhia. 

Ainda se discute o aumento da exigência de conteúdo local nas aquisições da Petrobras. Isto é, a participação dos navios-plataformas comprados pela empresa que devem ser produzidos no Brasil, como uma forma de estimular a indústria naval brasileira.

Leia também: Petrobras (PETR4) compra mais duas plataformas de petróleo

Compromisso com a indústria

🤝 Ex-diretora da ANP (Agência Nacional de Petróleo), a nova presidente da Petrobras reforçou o compromisso com o crescimento da indústria brasileira no único post feito nas redes sociais desde a indicação do governo.

No LinkedIn, Magda Chambriard agradeceu os "cumprimentos e palavras de incentivo" e reafirmou o "compromisso com o crescimento contínuo da nossa indústria".

No mercado, analistas temem que o foco em investimentos reduza os dividendos da Petrobras. O governo federal também já indicou, no entanto, que avalia distribuir o restante dos dividendos extraordinários de 2023. Além disso, há um receio de que a troca de comando abra espaço para interferências políticas na Petrobras.

Esses temas devem ser discutidos na entrevista desta segunda-feira (27), prevista para começar às 18h na sede da empresa, no Rio de Janeiro. A Petrobras não informou se a entrevista será transmitida na internet.