Petrobras (PETR4) mira etanol e valoriza ações da Raízen (RAIZ4) em até 14%
Rumores de investimento da estatal fazem ações subirem 14% e reacendem expectativas sobre o futuro do setor.
O Ibovespa fechou nesta segunda-feira (18) aos 137.321,64 pontos, avanço de +0,72%, com o principal acontecimento do dia ter sido o interesse da Petrobras (PETR4) em voltar ao mercado de etanol, mirando os ativos produtivos da Raízen (RAIZ4). Ambas companhias se valorizaram +% e +%, respectivamente.
Com um portfólio de 29 usinas de açúcar e etanol, a Raízen chama a atenção da petroleira em um momento crítico, já que essa joint-venture entre Cosan (CSAN3) e Shell (SHEL) têm sofrido com endividamento altíssimo e resultados abaixo do esperado.
Por outro lado, o desempenho do Ibovespa hoje só não foi melhor ainda porque as ações da mineradora Vale (VALE3) cederam −0,24%. Outra empresa que deu dor de cabeça no pregão foi a Prio (PRO3), cuja baixa chegou a −3,43%, após um dos seus campos de exploração de petróleo em alto-mar ter sido interditado na Bacia de Santos.
Já o dólar comercial terminou o dia valendo R$ 5,43, subida de +0,67%, à medida que o mercado monitora as negociações para o fim da guerra na Ucrânia.
Os principais índices acionários em Wall Street começam a semana em cima do muro, em total compasso de espera pelo discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (órgão americano equivalente ao nosso Banco Central), durante sua fala anual no simpósio e Jackson Hole.
Fora que os investidores globais também estão de olho nos resultados do segundo trimestre do ano (2T25) de importante varejistas americanas ao longo da semana, como: Home Depot (HD), Walmart (WMT) e Target (TGT).
Leia mais: Dividendos das estatais secaram? Governo recebe menor valor desde 2022
Rumores de investimento da estatal fazem ações subirem 14% e reacendem expectativas sobre o futuro do setor.
O que foi discutido entre os dois líderes das maiores potências bélicas do mundo pode ditar os rumos da Guerra na Ucrânia.