Cerca de 21
frigoríficos receberam autorização nesta quinta-feira (10) para exportar carne bovina brasileira diretamente ao mercado consumidor da Indonésia, o país mais populoso do Sudeste Asiático.
Conforme comunicado do Ministério da Agricultura e Pecuária, os novos abatedouros aprovados passaram por auditoria presencial realizada pela autoridade sanitária indonésia, entre 27 de junho e 5 de julho de 2026.
Tais frigoríficos estão localizados nos estados do Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Tocantins. Fora que o total de frigoríficos brasileiros autorizados a atender o mercado indonésio saltou de 52 para 73.
Na visão do governo brasileiro, a aprovação dos estabelecimentos auditados reflete o rigor do sistema de defesa agropecuária nacional, além de consolidar uma relação de alta confiança com as autoridades sanitárias da Indonésia. É uma conquista estratégica que gera emprego e renda em dez estados brasileiros.
A abertura do
agronegócio brasileiro ao mundo em 2026 coincide com a política tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que por inúmeras ocasiões já taxou as exportações brasileiras, embora tenha poupado certos produtos agropecuários.
Do ponto de vista comercial, o mercado indonésio permite ao Brasil acessar 280 milhões de habitantes. Só em 2025, já exportamos 31.511 toneladas de carne bovina para o país asiático. O ritmo se mantém em 2026: apenas no primeiro semestre, o volume exportado já atinge 17.461 toneladas.
O segmento de miúdos bovinos, cuja abertura de mercado é recente, também demonstra rápida ascensão. Apenas nos primeiros seis meses de 2026, os embarques brasileiros de miúdos para a Indonésia somaram 21.191 toneladas. Hoje, a Indonésia já é o segundo maior mercado para os miúdos bovinos do Brasil.