Vale (VALE3) fala sobre "lista de candidatos a CEO", veja

Consultoria internacional teria sugerido 15 nomes, mas a Vale diz que nada está definido.

Author
Publicado em 09/07/2024 às 19:34h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 09/07/2024 às 19:34h Atualizado 2 meses atrás por Marina Barbosa
Vale deve escolher novo presidente até o início de dezembro (Shutterstock)

A Vale (VALE3) disse na noite desta terça-feira (9) que ainda não há uma definição sobre a lista de candidatos que vai definir o seu próximo presidente.

📃 A manifestação ocorre na esteira da informação de que a consultoria Russell Reynolds teria apresentado 15 nomes para a mineradora.

De acordo com o colunista Lauro Jardim do jornal "O Globo", os CEOs da Gerdau (GGBR4), Gustavo Werneck; da Embraer (EMBR3), Francisco Gomes Neto; e da Equatorial (EQTL3), Carlos Piani, estão entre os nomes propostos pela consultoria, além do ex-ministro e ex-presidente da Petrobras (PETR4), Pedro Parente.

A Russell Reynolds foi contratada para assessorar o processo sucessório em maio, depois que os conselheiros da Vale não conseguiram chegar a um consenso sobre o nome do próximo presidente da companhia. O imbróglio ganhou força depois que o governo federal tentou emplacar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega no cargo.

Segundo Lauro Jardim, conselheiros da Vale ainda avaliam uma "solução interna", como a indicação do vice-presidente Gustavo Pimenta para o cargo de CEO. 

O que diz a Vale

🗣️ Em comunicado publicado nesta terça-feira (9), a Vale reforçou que "não há definição pelo Conselho de Administração da Vale sobre a lista de candidatos até o presente momento".

A companhia disse ainda que a Russell Reynolds "segue desempenhando os serviços de assessoria para a seleção do novo presidente" e que o processo sucessório "é executado em conformidade com o estatuto social e as políticas corporativas da Companhia, bem como com o Regimento Interno do Conselho de Administração e a legislação aplicável".

Pelo cronograma definido pela Vale, o Conselho de Administração da mineradora tem até 30 de setembro para definir uma lista tríplice de candidatos, com apoio das indicações da Russell Reynolds. A partir daí, o próximo presidente da Vale será escolhido até o início de dezembro.

À frente da Vale desde 2019, Eduardo Bartolomeo deixa o cargo de CEO no fim do ano, mas vai apoiar a transição para o novo presidente e será consultor da mineradora até dezembro de 2025.