Softbank e Nvidia (NVDC34) planejam “supercomputador de IA” no Japão

A iniciativa foi divulgada durante o AI Summit Japan em Tóquio.

Author
Publicado em 22/11/2024 às 11:11h - Atualizado 2 minutos atrás Publicado em 22/11/2024 às 11:11h Atualizado 2 minutos atrás por Elanny Vlaxio
O objetivo é transformar as estações base de celular em uma rede nacional de IA (Imagem: Shutterstock)

💻 A SoftBank Group, em parceria com a Nvidia (NVDC34), líder mundial em tecnologia, anunciou o desenvolvimento de um supercomputador de inteligência artificial no Japão. A iniciativa foi divulgada durante o AI Summit Japan em Tóquio, evento que ocorre nesta semana.

A parceria tem conduzido testes em uma rede de telecomunicações que integra as tecnologias 5G e inteligência artificial. Esses testes, realizados em parte na província de Kanagawa, demonstraram resultados promissores.

🤓 O objetivo é transformar as estações base de celular em uma rede nacional de IA, utilizando os avançados processadores Blackwell da Nvidia. Durante o evento, Masayoshi Son, fundador da Softbank, declarou que o Japão está prestes a vivenciar uma transformação significativa.

Leia também: JBS (JBSS3) investe US$ 2,5 bilhões em nova 'empreitada' na Nigéria; confira

Conhecido por suas críticas ao governo japonês pela lentidão na adoção de novas tecnologias, Son destacou que, neste caso, o Estado tem demonstrado um apoio mais consistente, com a alocação de recursos e investimentos em infraestrutura para projetos de tecnologia de comunicação em todo o território nacional.

Vale citar que, em outubro, o CEO da Nvidia, Jensen Huang, e o rei da Dinamarca, Frederik X, ligaram o primeiro supercomputador do país. Construído sobre a plataforma DGX SuperPOD, o supercomputador Gefion é equipado com 1.528 GPUs H100, da geração anterior de chips para IA baseada na arquitetura Hopper.

🗣️ "O Gefion será uma fábrica de inteligência. E essa fábrica de inteligência é um novo setor que nunca existiu antes; ela fica em cima do setor de TI - estamos inventando algo fundamentalmente novo", disse o CEO da Nvidia.

Conforme a Fundação Novo Nordisk, responsável pelo supercomputador Gefion, o hardware está sendo preparado para atender às demandas de clientes que buscam soluções inovadoras em inteligência artificial, abrangendo desde a computação quântica e a descoberta de fármacos até desafios sociais como a transição para energias renováveis.