Ultrapar (UGPA3) reajusta valor de dividendos devido à recompra de ações
Data-com para os acionistas permanece inalterada no último dia 6 de março de 2025
🤑 O Grupo Ultra (UGPA3) é dono de um portfólio respeitável de negócios, como: Ultragaz, Ultracargo, Hidrovias do Brasil (HBSA3) e Posto Ipiranga. E a companhia revelou nesta sexta-feira (6), seu dia com investidores, que busca oportunidades de investimento no mercado, mas caso não houver, irá distribuir mais dividendos aos seus acionistas.
Entre os planos do conglomerado, foi mantido o seu futuro alinhado ao agronegócio e a lances em transição energética. Além de oportunidades de mercado, a holding seguirá olhando para todos os negócios atuais e, no futuro, pode desinvestir em parte deles.
No comentário de analistas da Ativa Investimentos, que acompanharam o evento, nada será feito no curto prazo, pois o momento não é certo para isso.
"Um IPO do Posto Ipiranga nas condições atuais, por exemplo, seria deixar dinheiro sobre a mesa", destaca a corretora.
Atualmente, os diretores-executivos das empresas do grupo se reportam ao CEO da holding e passarão a se reportar ao conselho de administração de cada empresa.
À gerência da Ultrapar caberá estudar a alocação de capital do conglomerado, tanto quanto à criação de valor dentro das empresas que já compõem o grupo como aquelas que futuramente podem compor.
➡️ Leia mais: Prio (PRIO3): Quando a concorrente da Petrobras terá gatilho destravado?
Os analistas da Ativa Investimentos destacam que o nível de endividamento atual da Ultrapar está em patamar de tranquilidade, mostrando que a holding não tem pressa para investir em novos negócios.
🗣️ "Na falta de boas oportunidades, o Grupo Ultra pode aumentar os dividendos pagos aos acionistas. A intenção prioritária nos pareceu alcançar (ou chegar cada vez mais próxima) de um ROIC (Retorno Sobre o Capital Investido) recorrente de 20% (atualmente é cerca de 17%)", sinalizam os especialistas.
Embora reconheça potenciais para o conglomerado, a corretora reitera recomendação neutra para as ações da Ultrapar (UPGA3), estipulando preço justo de R$ 26 por ação ordinária.
O Radar de Dividendos Inteligente, ferramenta do Investidor10, pondera que a próxima data-com da Ultrapar pode acontecer em fevereiro ou março de 2025, com o pagamento de proventos caindo na conta dos acionistas provavelmente no fim do primeiro trimestre do ano. No acumulado dos últimos 12 meses, o dividend yield é de 2,79%.
Data-com para os acionistas permanece inalterada no último dia 6 de março de 2025
O atual CEO, Marcos Marinho Lutz, deve assumir o comando do Conselho de Administração.