Petrobras (PETR4) vai minerar Bitcoin (BTC) em projeto piloto, confira

A empresa também está investigando a tokenização de ativos.

Author
Publicado em 22/01/2025 às 15:57h - Atualizado 3 minutos atrás Publicado em 22/01/2025 às 15:57h Atualizado 3 minutos atrás por Elanny Vlaxio
O projeto conta com a participação do Cenpes (Imagem: Shutterstock)

💲 A Petrobras (PETR4) está investindo em um novo projeto de pesquisa e desenvolvimento com foco em tecnologias. Uma das principais iniciativas desse projeto piloto é a mineração de Bitcoin (BTC), como confirmado por Marcelo Curi, Champion de Implantação e Coordenador Substituto do projeto e liderado por Rodrigo Chaves.

O projeto da Petrobras tem como objetivo principal expandir o uso da tecnologia blockchain em toda a sua cadeia de valor. Além da mineração de BTC, a empresa está investigando a tokenização de ativos, a aplicação de mecanismos de consenso em diversos processos e a modelagem de novos negócios e processos baseados em blockchain.

Leia também: Petrobras (PETR4) não deve fazer reajuste imediato nos preços, dizem analistas

🪙 Essas iniciativas visam otimizar operações, aumentar a transparência e acelerar a transição da Petrobras para uma economia de baixo carbono. O projeto conta com a participação do Cenpes (Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello), da Universidade Petrobras e do Ledger Labs da PUC-Rio.

O Investidor10 entrou em contato com a Petrobras solicitando mais informações sobre o assunto. No entanto, até o fechamento desta reportagem, a empresa ainda não havia respondido à demanda. Com o anúncio, as ações da PETR4 subiam 0,54 a R$ 37,32, às 15h57 (horário de Brasília).

🗣️ Vale citar que a Petrobras já possui experiência com blockchain. Em 2023, em parceria com o Banco do Brasil, reduziu o tempo médio de pagamentos de oito dias úteis para apenas três horas. Já em 2024, a parceria com a Fundação Cardano permitiu a oferta de cursos e workshops em blockchain para seus funcionários.