Petrobras (PETR4) recupera valor de mercado pré-crise dos dividendos
Após 42 dias de incertezas, a possibilidade de distribuição do provento impulsionou as ações da estatal na B3.
🌏 A Petrobras (PETR4) confirmou, nesta terça-feira (8), a abertura de um escritório na China até o final do ano. A nova sede terá como objetivo prestar serviços de engenharia e fiscalização para os projetos da empresa no país, segundo informações do "Broadcast".
“A Petrobras aprovou neste ano, por meio de seu conselho de administração, a constituição de sociedade na China. A implantação está em andamento conforme cronograma que considera os processos internos da Petrobras e a legislação local, com previsão de conclusão neste ano”, informou a companhia em nota.
Leia também: Americanas (AMER3): Auditoria aprova contas de 2022 com ressalvas
🛑 A empresa já havia sinalizado a intenção de retornar à China ainda em dezembro do ano passado, com o objetivo de facilitar as negociações entre os dois países.
Em 2004, durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Petrobras deu um passo em direção ao mercado chinês, abrindo um escritório com a meta de aumentar suas exportações de petróleo em dez vezes. No entanto, a operação foi interrompida em 2019, sob o governo Bolsonaro.
🛢️ A notícia chega um dia após a empresa bater recorde em produção nas refinarias. O FUT (fator de utilização) de suas refinarias atingiu 96,8%, em setembro, sendo o maior resultado mensal de 2024. Agora, o FUT acumulado do 3º trimestre do ano atingiu 95,2%.
Após 42 dias de incertezas, a possibilidade de distribuição do provento impulsionou as ações da estatal na B3.
Se ingressarem nos cofres do governo, os recursos contribuirão para compensar frustrações de receitas.