Petrobras (PETR4): Refap bate recorde histórico de produção de gasolina e diesel

Os maiores patamares haviam sido observados no terceiro trimestre de 2013.

Author
Publicado em 15/01/2026 às 15:01h - Atualizado 3 minutos atrás Publicado em 15/01/2026 às 15:01h Atualizado 3 minutos atrás por Elanny Vlaxio
A Refap possui capacidade de processamento de 32 mil metros cúbicos por dia (Imagem: Shutterstock)
A Refap possui capacidade de processamento de 32 mil metros cúbicos por dia (Imagem: Shutterstock)
💸 A Refap (Refinaria Alberto Pasqualini) da Petrobras (PETR4), localizada em Canoas (RS), encerrou 2025 alcançando marcas históricas trimestrais na fabricação de combustíveis. No período, a unidade registrou a produção de 786 milhões de litros de gasolina e 765 milhões de litros de diesel S-10, volumes inéditos em sua trajetória.
Até então, os maiores patamares haviam sido observados no terceiro trimestre de 2013, quando a produção de gasolina somou 764 milhões de litros, e no terceiro trimestre de 2025, com 718 milhões de litros de diesel S-10. Além disso, dezembro do ano passado também entrou para a história da refinaria ao atingir recorde mensal de gasolina, com 291 milhões de litros, acima dos 281 milhões produzidos no mesmo mês de 2024.
“A Petrobras trabalha para atender ao mercado de modo eficiente e com rentabilidade, mantendo os requisitos de segurança e qualidade dos produtos. Os recordes históricos na produção de gasolina e diesel S-10 na Refap, alcançados no quarto trimestre de 2025, representam nossa firme disposição em fortalecer a eficiência operacional da refinaria”, afirma o gerente geral da Refap, Marcus Aurelius Valenti.
💰 O diesel S-10 da Petrobras se destaca por apresentar teor ultrabaixo de enxofre e maior eficiência energética, sendo compatível com veículos equipados com tecnologias SCR (Selective Catalytic Reduction) e EGR (Exhaust Gas Recirculation), que contribuem para a redução das emissões de poluentes.
A Refap possui capacidade de processamento de 32 mil metros cúbicos por dia e, além do diesel S-10 e S-500, produz gasolina, QAV-1 (querosene de aviação), nafta petroquímica, GLP (gás de cozinha), propeno, cimento asfáltico de petróleo e óleo combustível. 
Ainda nesta quinta-feira (15), a Petrobras também disse que firmou um contrato com a companhia norueguesa Odfjell para o fornecimento de até 12 mil toneladas de combustível marítimo com componente renovável ao longo de 2026.
🤑 O produto acordado é o VLS B24, um combustível do tipo VLSFO (Very Low Sulfur Fuel Oil) que combina 24% de biodiesel e 76% de óleo mineral produzido nas refinarias da Petrobras. De acordo com a empresa, o abastecimento será feito por meio de barcaças dedicadas, partindo do Terig (Terminal de Rio Grande).