Petrobras (PETR4) eleva preços do querosene de aviação em 7%
O reajuste corresponde a cerca de R$ 0,25 por litro.
🗣️ A Petrobras (PETR4) deu início, na última segunda-feira (6), a um processo de chamamento público para aquisição de biometano, visando estimular o desenvolvimento desse mercado de energia renovável. A companhia busca propostas de fornecimento com entregas a partir de 2026, com contratos de até 11 anos de duração e diferentes pontos de entrega.
A empresa ressaltou que, além da aquisição do biometano, a chamada pública visa mapear as condições comerciais do mercado, alinhada ao mandato de descarbonização estabelecido pela Lei do Combustível do Futuro, sancionada em outubro do último ano.
O biometano, gás renovável com potencial para substituir o gás natural, tem se destacado no cenário da transição energética. Originado do processamento do biogás, produzido a partir da decomposição anaeróbica de resíduos orgânicos urbanos e agropecuários, como os provenientes de aterros sanitários e usinas sucroenergéticas, o biometano representa uma alternativa limpa e sustentável.
📃 Conforme anunciado pelo diretor de transição energética e sustentabilidade da Petrobras (PETR4), Maurício Tolmasquim, o objetivo primário da primeira chamada pública para aquisição de biometano é realizar um mapeamento detalhado do mercado, caracterizado por sua alta pulverização, com vistas a estabelecer as bases para futuras negociações.
Segundo Tolmasquim, a Petrobras se deparará com um cenário de oferta fragmentada, caracterizado por um grande número de pequenos produtores, diante de uma demanda considerável. Com isso, a estatal estabeleceu um volume mínimo de aquisição de 20 mil metros cúbicos por dia (m³/dia).
Leia também: Porto Seguro (PSSA3) corrige para cima valor por ação de JCP; veja
Com esse mapeamento do mercado, a Petrobras buscará cumprir o mandato estabelecido pela Lei do Combustível do Futuro, que instituiu a adição obrigatória de 1% de biometano ao gás natural fóssil a partir de 2026.
📄 O executivo complementou ainda que o cumprimento do mandato poderá ser realizado tanto pela aquisição direta do biometano quanto pela aquisição de certificados de produção. Os contratos de compra terão duração de 11 anos, com possibilidade de prorrogação, alinhados com as metas de descarbonização da companhia.