Petrobras (PETR4) antecipa produção de petróleo no Espírito Santo

Operação deve começar no último trimestre de 2024, com capacidade de 100 mil barris de óleo por dia.

Author
Publicado em 19/06/2024 às 20:01h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 19/06/2024 às 20:01h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Navio-plataforma que vai operar no Espírito Santo está a caminho do Brasil (Shutterstock)

A Petrobras (PETR4) vai produzir petróleo no litoral do Espírito Santo ainda neste ano, a partir do campo de Jubarte, no pré-sal da Bacia de Campos.

A operação estava prevista para entrar em operação em 2025, mas agora está prevista para o último trimestre de 2024.

🤝 A antecipação foi anunciada nesta quarta-feira (19) pela nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que se reuniu com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), na terça-feira (18).

Magda falou sobre o assunto na sua cerimônia de posse, quando prometeu acelerar os investimentos da Petrobras na produção de petróleo, mas também em gás natural, energias renováveis e fertilizantes.

Leia também: Lula: Ninguém quer que o acionista da Petrobras (PETR4) tenha prejuízo

Logo depois, a Petrobras emitiu um comunicado explicando que o navio-plataforma que vai operar no litoral do Espírito Santo já está a caminho do Brasil.

"O FPSO Maria Quitéria está, neste momento, em navegação rumo ao Brasil. O navio-plataforma partiu da China em maio e sua chegada na locação deve ocorrer no terceiro trimestre deste ano", informou a companhia, que afretou o FPSO da Yinson.

Segundo a Petrobras, o FPSO Maria Quitéria tem capacidade de produzir 100 mil barris de óleo e de processar 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Além disso, o navio-plataforma possui tecnologias para descarbonização, como o ciclo combinado na geração de energia.