Petrobras (PETR4) recupera valor de mercado pré-crise dos dividendos
Após 42 dias de incertezas, a possibilidade de distribuição do provento impulsionou as ações da estatal na B3.
A Petrobras (PETR4) vai produzir petróleo no litoral do Espírito Santo ainda neste ano, a partir do campo de Jubarte, no pré-sal da Bacia de Campos.
A operação estava prevista para entrar em operação em 2025, mas agora está prevista para o último trimestre de 2024.
🤝 A antecipação foi anunciada nesta quarta-feira (19) pela nova presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que se reuniu com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), na terça-feira (18).
Magda falou sobre o assunto na sua cerimônia de posse, quando prometeu acelerar os investimentos da Petrobras na produção de petróleo, mas também em gás natural, energias renováveis e fertilizantes.
Leia também: Lula: Ninguém quer que o acionista da Petrobras (PETR4) tenha prejuízo
Logo depois, a Petrobras emitiu um comunicado explicando que o navio-plataforma que vai operar no litoral do Espírito Santo já está a caminho do Brasil.
"O FPSO Maria Quitéria está, neste momento, em navegação rumo ao Brasil. O navio-plataforma partiu da China em maio e sua chegada na locação deve ocorrer no terceiro trimestre deste ano", informou a companhia, que afretou o FPSO da Yinson.
Segundo a Petrobras, o FPSO Maria Quitéria tem capacidade de produzir 100 mil barris de óleo e de processar 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia. Além disso, o navio-plataforma possui tecnologias para descarbonização, como o ciclo combinado na geração de energia.
Após 42 dias de incertezas, a possibilidade de distribuição do provento impulsionou as ações da estatal na B3.
Se ingressarem nos cofres do governo, os recursos contribuirão para compensar frustrações de receitas.