Nvidia (NVDC34) faz parceria bilionária com a OpenAI, do ChatGPT
Nvidia vai fornecer a infraestrutura para a próxima geração de IA da OpenAI, com investimento de US$ 100 bi.
A Nvidia (NVDC34) bateu mais um recorde. Mas, desta vez, não foi na bolsa de valores e sim no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
💰 De acordo com a consultoria Interbrand, o valor da marca Nvidia mais do que dobrou nos últimos 12 meses, saindo de US$ 20 bilhões em 2024 para US$ 43,2 bilhões em 2025.
O aumento foi o maior já registrado pela consultoria, que elenca as marcas mais valiosas do mundo desde 2000, de acordo com o papel da marca na decisão de compra dos consumidores, a sua força competitiva e o desempenho financeiro dos seus produtos.
Na avaliação da Interbrand, o salto da Nvidia mostra como os serviços digitais e a IA (Inteligência Artificial) estão mudando o mundo dos negócios e das marcas. "A disrupção é uma força definidora que molda marcas globais", afirmou.
A consultoria ainda destacou o desempenho positivo das marcas que conseguem atender de forma positiva necessidades específicas dos consumidores, tornando-se praticamente "sinônimos" dessas necessidades e virando, de certa forma, "indispensáveis".
Para a Interbrand, é algo que parece ter acontecido com a Nvidia e também com algumas das marcas que estão estreando neste ano no seu ranking, como Booking (BKNG34) e Monster (M1NS34).
Com esse salto, a Nvidia já aparece na 15ª posição do ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo da Interbrand.
Foi uma ascensão meteórica. Afinal, a gigante da IA nem aparecia na lista dois anos atrás e ficou com a 36ª posição do ranking no ano passado.
📱 O ranking ainda é liderado pela Apple (AAPL34), embora a fabricante do iPhone tenha perdido valor de marca pelo segundo ano consecutivo.
Com marcas avaliadas em mais de US$ 300 bilhões, Microsoft (MSFT34) e Amazon (AMZO34) completam o top 3, assim como havia acontecido em 2024.
A Interbrand, no entanto, não descarta mudanças nesta lista nos próximos anos. Afinal, além da Nvidia, marcas como Instagram, YouTube, Uber (U1BE34) e Netflix (NFLX34) vêm crescendo de forma acelerada.
"Marcas que estão inovando em todos os setores e entrando em novas áreas, construindo relevância cultural e investindo em estratégias de marca de longo prazo estão superando até mesmo as que apresentam desempenho superior", afirmou.
Nvidia vai fornecer a infraestrutura para a próxima geração de IA da OpenAI, com investimento de US$ 100 bi.
Avaliada em mais de US$ 4 tri, fabricante de processadores supera Apple e Microsoft e muda o jogo em Wall Street.