Lucro da Vale (VALE3) despenca 9% com US$ 1,6 bilhão no 1T24
O Ebitda da empresa também registrou queda nos primeiros meses do ano.
👊 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas à Vale (VALE3) por conta das tragédias em Minas Gerais, nesta quinta-feira (25). Por meio de sua conta no X, antigo Twitter, o petista afirmou que a mineradora não se movimentou para reparar os danos causados pelas rupturas das barragens nos municípios de Brumadinho e Mariana.
“Hoje faz 5 anos do crime que deixou Brumadinho debaixo de lama, tirando vidas e destruindo o meio ambiente. 5 anos e a Vale nada fez para reparar a destruição causada. É necessário o amparo às famílias das vítimas, recuperação ambiental e, principalmente, fiscalização e prevenção em projetos de mineração, para não termos novas tragédias como Brumadinho e Mariana”, diz a publicação.
Confira: Vale (VALE3): Conselho deve se reunir até terça (30) para decidir futuro de CEO, diz jornal
No entanto, em relação ao acidente que tirou a vida de 272 pessoas em Brumadinho, a Vale assinou um acordo judicial de medidas reparatórias no valor de R$ 37 bilhões, em 2021.
Lula tem pressionado os acionistas da Vale para colocar Guido Mantega, que foi ministro da Fazenda de 2006 a 2014, na presidência da mineradora.
Leia também: Lula está certo ao dizer que quem ganha dividendo não paga imposto? Entenda
Os acionistas da empresa classificam os movimentos do Planalto de alto risco, ao mesmo tempo que consideram improvável que Mantega chegue à frente da Vale. Um dos motivos é que o governo já não tem mais a influência que um dia teve na mineradora.
A Vale foi privatizada em 1997, e hoje funciona como uma “corporation”, em que nenhum acionista detém mais de 10% da empresa. A maior parte da companhia está nas mãos da Bradespar (BRAP4), BlackRock (BLAK34),Cosan (CSAN3) e Mitsui (S1MF34).
-Com informações do Estadão-
O Ebitda da empresa também registrou queda nos primeiros meses do ano.
Resultado será publicado nesta quarta-feira (24), após o fechamento do mercado.