Ibovespa e dólar sobem após novas falas sobre o IOF

No Brasil, o dia será marcado pela divulgação do IPC da Fipe e dos números da produção industrial.

Author
Publicado em 02/07/2025 às 10:09h - Atualizado 19 horas atrás Publicado em 02/07/2025 às 10:09h Atualizado 19 horas atrás por Elanny Vlaxio
Em Wall Street eram negociadas de forma mista (Imagem: Shutterstock)

O Ibovespa abriu a quarta-feira (02) com um viés positivo e o dólar seguiu o mesmo caminho. De um lado, o principal índice da B3 subia 0,16%, aos 139.572,40 mil pontos, às 10h30 (horário de Brasília), do outro, o dólar subia 0,11%, cotado a R$ 5,43, após fechar a véspera em R$ 5,46.

Hoje, o mercado está de olho na China que divulga o PMI de Serviços, indicador que mede o desempenho de setores como varejo e turismo. No Brasil, o dia será marcado pela divulgação do IPC da Fipe e dos números da produção industrial. 

Além disso, os investidores também reagem às novas falas sobre o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), justificou o motivo que o levou a acionar o STF (Supremo Tribunal Federal) contra a decisão da derrubada do IOF do Congresso Nacional. 

"O presidente tem que governar o país, e decreto é coisa do presidente. Você pode ter um decreto legislativo quando há inconstitucionalidade. O governo tem o direito de propor ajustes no IOF, sim. Estamos propondo um reajuste tributário para beneficiar os mais pobres", afirmou. 

Lá fora, por outro lado, as bolsas em Wall Street eram negociadas de forma mista, já que um dos índices perdia 0,22%. Veja como operam as bolsas nesta quarta-feira (02):

Veja também as principais altas do Ibovespa

E as principais baixas