Embraer (EMBR3): Eve prevê produção do 1º ‘carro voador’ ainda este ano
O foco é produzir um veículo real, que será usado para futuros testes e certificação junto à ANAC.
✈️ Quem investiu nas ações da Embraer (EMBR3) no início do ano viu o seu patrimônio mais que dobrar, com valorização de 115% até esta quinta-feira (19). O que torna o desempenho da fabricante de aeronaves brasileira ainda mais notável é que seus pares no setor passam por maus bocados no mesmo período.
Isso porque os papéis da companhia aérea Azul (AZUL4) afundam mais de -60% em 2024, ao passo que as ações da Gol (GOLL4) mergulhavam ainda mais, com prejuízo de -86% no período.
Para quem perdeu a decolagem de ganhos da Embraer neste ano, talvez o BTG Pactual tenha uma boa notícia: a empresa deverá continuar a sustentar uma expansão de múltiplos do valuation e até dividendos para 2025.
Pois é, a Embraer não é reconhecida por ser uma boa pagadora de dividendos, já que desde 2019 não distribui proventos aos seus acionistas, mas as coisas podem mudar no próximo ano.
Os analistas do banco estimam que a fabricante de aeronaves deva chegar a um dividend yield (retorno com dividendos) de 1,7% em 2025, conforme relatório divulgado nesta quinta-feira (19).
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Recentemente, os profissionais do BTG Pactual estiveram na linha de produção da Embraer, na planta de fabricação Gavião Peixoto, no interior paulista. A unidade é responsável pela produção dos modelos C-390 e Super Tucano (Defesa) e dos jatos executivos Praetor 500-600, algumas das principais linhas de produtos da empresa.
Há vastas oportunidades de mercado, e o produto está bem-posicionado competitivamente para ganhar participação de mercado gradualmente em todo o mundo, conforme os analistas Lucas Marquiori, Fernanda Recchia e Marcel Zambello.
"Dada a geração incremental de fluxo de caixa que o produto oferece, a Embraer está negociando a 9 vezes EV/Ebitda estimado para 2025", comenta o trio em relatório.
🤑 Dessa maneira, o BTG Pactual reitera sua recomendação de compra para as ações da Embraer, estipulando preço justo de R$ 55.
O Retorno Sobre o Capital Investidor (ROIC) da empresa deve subir de 9% neste ano para 11% em 2025, enquanto o Preço sobre o Lucro (P/L) deve recuar de 10,5 para 8,5, respectivamente, evidenciando o desconto da Embraer, segundo estimativas do banco.
O foco é produzir um veículo real, que será usado para futuros testes e certificação junto à ANAC.
A carteira de pedidos firmes atingiu o maior nível em sete anos, totalizando US$ 21,1 bilhões no final de março.