Conselheiro da Cosan (CSAN3) e Raízen (RAIZ4) renuncia simultaneamente aos cargos

Rodrigo Araujo Alves irá ocupar a posição.

Author
Publicado em 02/12/2024 às 13:06h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 02/12/2024 às 13:06h Atualizado 1 dia atrás por Elanny Vlaxio
O conselheiro é Ricardo Mussa  (Imagem: Shutterstock)

📃 Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (2) as empresas Cosan (CSAN3) e Raízen (RAIZ4) informaram a renúncia de Ricardo Mussa dos Conselhos de Administração.

Em decorrência da vacância do cargo, os conselheiros deliberaram pela eleição de Rodrigo Araujo Alves para ocupar a posição, cujo mandato estender-se-á até 28 de julho de 2025, alinhando-se com o mandato dos demais membros dos comitês.

Leia também: Justiça autoriza Banco do Brasil (BBAS3) a ‘prender’ recebíveis da AgroGalaxy (AGXY3)

O anúncio chega dias após a RAIZ4, joint venture entre CSAN3 e Shell, anunciar que está avaliando a possibilidade de alienar ativos estratégicos. Entre os ativos em potencial para a venda, destacam-se a participação em usinas de etanol de segunda geração e na rede de conveniência Oxxo, conforme reportagem publicada pelo site Bloomberg.

📝 A alienação de ativos estratégicos pela Raízen visa captar recursos para novos investimentos e reduzir o nível de endividamento da Cosan, o qual aumentou após a aquisição de participação na Vale (VALE3) em 2022. A decisão de investir na mineradora tem sido alvo de críticas, com analistas do BTG Pactual avaliando os retornos como "medíocres".

Entre as medidas em consideração, destacam-se a possibilidade de alienação parcial ou total de sua participação na Vale (4,1%) e a descontinuidade das operações de distribuição de gasolina na Argentina, realizadas por meio da Raízen. A empresa ressalta, no entanto, que ainda não há uma decisão final sobre a implementação dessas medidas.