Por que ações da Braskem (BRKM5) saltaram 9% na abertura do Ibovespa?
Uma decisão pode gerar até US$ 500 milhões ao ano no Ebitda para a empresa listada na B3.
🚨 A Braskem (BRKM5) informou que a Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) deu sinal verde, sem restrições, à transação em análise envolvendo as ações da Novonor (NSP Investimentos S.A.) e o fundo Petroquímica Verde Fundo de Investimento em Participações, pertencente ao empresário Nelson Tanure.
“A decisão pela aprovação da transação está sujeita à observância do prazo legal de 15 dias para eventuais manifestações de terceiros ou avocação do tribunal do Cade, que se iniciará a partir da publicação do referido despacho”, informou a empresa em comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Leia também: Raízen (RAIZ4) fecha acordo com sindicato; veja motivo
Em 7 de julho, Tanure solicitou ao Cade a autorização concorrencial para uma possível transação envolvendo ações emitidas pela NSP Investimentos. A Braskem, por sua vez, destacou que a Novonor comunicou não ter assinado, até então, nenhum contrato definitivo e vinculante sobre a operação.
➡️ A Novonor detém 38,32% do capital social total da Braskem e controla 50,11% das ações ordinárias. A transação está condicionada ao cumprimento, por parte da Novonor, das obrigações firmadas com a Petrobras (PETR4) no Acordo de Acionistas da companhia e à conclusão das negociações com os bancos credores que possuem as alienações fiduciárias das ações da Braskem.
"A decisão pela aprovação da Transação está sujeita à observância do prazo legal de 15 (quinze) dias para eventuais manifestações de terceiros ou avocação do Tribunal do Cade, que se iniciará a partir da publicação do referido Despacho", diz parte do comunicado.
Uma decisão pode gerar até US$ 500 milhões ao ano no Ebitda para a empresa listada na B3.
Nas primeiras horas do pregão, ações chegaram a subir mais de 2%