VALE3 e PETR4 até sobem bem, mas não impedem surto do Ibovespa

Disparada dos juros futuros e queda em bloco dos bancões machuca o principal índice da B3

Author
Publicado em 17/12/2025 às 18:53h - Atualizado 8 horas atrás Publicado em 17/12/2025 às 18:53h Atualizado 8 horas atrás por Lucas Simões
BTG Pactual (BPAC11) foi o bancão que mais caiu dentro do IBOV hoje (Imagem: Shutterstock)
BTG Pactual (BPAC11) foi o bancão que mais caiu dentro do IBOV hoje (Imagem: Shutterstock)
O Ibovespa nesta quarta-feira (17) fechou aos 157.327,26 pontos, queda de -0,79%. Nem parece que empresas de peso no índice brasileiro, como Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), ficaram entre as maiores altas do dia e avançaram +1,27% e +0,91%, respectivamente.
Ao mesmo tempo em que os preços do minério de ferro e do petróleo subiram forte no exterior, os juros futuros aqui no Brasil também dispararam, o que não costuma ser nada bom para os investimentos em renda variável.
Tanto que o setor bancário caiu em peso, com destaque para o escorregão de -3,29% das ações do BTG Pactual (BPAC11). Não muito distante disso, o Banco do Brasil (BBAS3) cedeu -0,75%, negociado por R$ 21,55 por ação.
Com a curva de juros estressada, nomes mais sensíveis à taxa Selic elevada ficaram entre as maiores baixas do IBOV, caso da Direcional Engenharia (DIRR3) recuando -4,40%. Já o dólar comercial terminou a sessão valendo R$ 5,52, salto de +1,07%.

Wall Street

As ações da desenvolvedora de softwares Oracle (ORCL) derreteram -5,40% nesta quarta-feira, após os investidores globais tomarem ciência de que um dos principais projetos de data centers da companhia, inserida até o pescoço na tese da inteligência artificial, flopou.
No caso, o fundo de investimento Bleu Owl Capital, que financiaria o megaprojeto, deu para trás com medo do alto grau de endividamento da Oracle. Essa grande narrativa do dia disseminou o mau humor em Wall Street, derrubando os principais índices acionários americanos.

Ações que mais subiram do Ibovespa hoje

Ações que mais caíram do Ibovespa hoje