Por que o Ibovespa caiu mesmo com VALE3 e PETR4 saltando quase 4%?
Enquanto ações de commodities subiam forte, bancos e varejistas caíam em bloco com a subida dos juros futuros.
A Vale (VALE3) esclareceu, através de fato relevante publicado nesta segunda-feira (20 de maio de 2024), que as negociações para um acordo referente ao rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), continuam em andamento. O processo está sob mediação conduzida pelo Tribunal Regional Federal da 6ª Região.
💲 A nota da Vale oferece esclarecimentos sobre uma matéria veiculada pela "Agência Estado/Broadcast", referente a uma nova proposta de acordo da mineradora, apresentada em 16 de maio.
Além disso, a mineradora informou que os termos e condições da nova proposta de acordo para a reparação integral dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), encontram-se sob sigilo.
Leia também: Calendário de restituição do Imposto de Renda; confira as datas
Essa medida se dá em cumprimento ao Marco Legal da Mediação (Lei 13.149/2015) e outros mecanismos legislativos que garantem a confidencialidade das negociações em andamento.
🧾 “Como uma das acionistas da Samarco, a Vale reafirma seu compromisso com as ações de reparação e compensação relacionadas ao rompimento da barragem de Fundão da Samarco em 2015 e continua comprometida em avançar nas negociações em andamento com os Governos Federal e Estaduais e demais autoridades envolvidas na Mediação,”, disse a Vale em nota.
A empresa ressalta que, em conjunto com a Samarco, a BHP e as autoridades brasileiras, continuará empenhada em alcançar uma solução que atenda às necessidades das comunidades impactadas e promova a recuperação ambiental da região.
Enquanto ações de commodities subiam forte, bancos e varejistas caíam em bloco com a subida dos juros futuros.
A decisão foi motivada “pelas atuais condições de mercado de pelotas”, disse a empresa em comunicado.