Ações da Vale (VALE3) podem render mais dividendos, diz Itaú BBA
O banco destacou que a companhia deve seguir com forte geração de caixa em 2025, criando margem para dividendos adicionais.
A Vale Ventures, braço de investimentos da mineradora Vale (VALE3), anunciou nesta quinta-feira (5) um aporte de US$ 30 milhões na startup Mantel, com sede em Boston. A Mantel desenvolve tecnologia de captura de carbono e recebeu o investimento da Vale Ventures em sua Série A.
💬 A mineradora informou que o investimento tem como objetivo acompanhar de perto o desenvolvimento da tecnologia da Mantel e apoiar sua escalabilidade, visando contribuir para a descarbonização da indústria, especialmente dos setores de mineração e siderurgia. A participação da Vale Ventures ocorreu na rodada Série A da startup.
Este foi o terceiro investimento anunciado pela Vale Ventures desde o lançamento do fundo em 2022, que destinou US$ 100 milhões para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor de mineração e metais. Além da Mantel, a iniciativa já investiu na Boston Metal, focada em descarbonizar a produção de aço, e na Allonnia, especializada em biologia transformacional.
📱 Fundada em 2022 no Departamento de Engenharia Química do MIT, a Mantel utilizará os recursos captados para construir uma planta piloto com capacidade de capturar 1.800 toneladas de CO2 por ano. Essa iniciativa visa demonstrar a viabilidade da tecnologia da empresa em escala comercial e preparar o caminho para a implantação de sistemas de captura de carbono de alta temperatura em larga escala.
Em testes laboratoriais, a tecnologia da Mantel já demonstrou a capacidade de capturar 0,5 tonelada de CO2 por dia. A Vale esclareceu que o processo de captura de carbono consiste na remoção do dióxido de carbono emitido por grandes fontes industriais, como usinas siderúrgicas, termoelétricas e refinarias.
💻 O CO₂ capturado é submetido a processos de compressão e transporte para posterior utilização em diversas aplicações ou armazenamento subterrâneo, visando mitigar suas emissões atmosféricas. A startup utiliza boratos fundidos, uma solução líquida de alta temperatura que captura o CO2 no ponto de emissão.
Leia também: Brava Energia (BRAV3), ex 3R Petroleum, interrompe produção em ativo, veja motivo
O banco destacou que a companhia deve seguir com forte geração de caixa em 2025, criando margem para dividendos adicionais.
Mineradora alcança redução do nível de risco de rompimento da barragem Forquilha III, em Minas Gerais.