Rumo (RAIL3) transporta mais em ferrovias, mas lucra menos no 3T25

Companhia vê sua lucratividade descarrilhar -39,2% durante o terceiro trimestre do ano.

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Publicado em 14/11/2025 às 21:10h - Atualizado 7 horas atrás Publicado em 14/11/2025 às 21:10h Atualizado 7 horas atrás por Lucas Simões
Já a receita líquida da RAIL3 tem ligeira alta de +1,8% na comparação anual (Imagem: Divulgação)
Já a receita líquida da RAIL3 tem ligeira alta de +1,8% na comparação anual (Imagem: Divulgação)
A Rumo S.A. (RAIL3) registrou lucro líquido de R$ 416 milhões no terceiro trimestre do ano (3T25), recuo de -39,2% ante igual período de 2024, conforme relatório de resultados divulgado nesta sexta-feira (14).
Mesmo que a lucratividade da operadora de ferrovias tenha caído, o volume transportado de cargas no 3T25 foi de 23,4 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKUs, na sigla em inglês), alta de +8% na comparação anual. Esse indicador representa o somatório das mercadorias tracionadas pelas distâncias de transporte na própria malha ferroviária, inclusive de tráfego mútuo e de direito de passagem.
"O desempenho operacional foi impulsionado pela Operação Norte, com avanço no transporte de carga geral, especialmente celulose, bauxita e combustíveis líquidos. Também houve maior volume de açúcar e fertilizantes, fortalecendo o portfólio agrícola. Na Operação Sul, o crescimento refletiu o aumento do transporte de milho", destaca o relatório de resultados.
A receita operacional líquida da RAIL3 somou R$ 3,81 bilhões no 3T25, ligeira expansão de +1,8% ante igual período de 2024. Já o Ebitda (lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização) foi de R$ 1,99 bilhão, contração de -5,2% na base anual.
Vale destacar que a participação de mercado da Rumo nas exportações de soja e milho do Mato Grosso, principal produtor do agronegócio brasileiro, foi de 37% no 3T25, redução de 6 pontos percentuais na comparação anual, dado o ambiente mais competitivo, com redistribuição de fluxos logísticos entre os corredores de exportação.
A dívida líquida da operadora ferroviária era de R$ 14,9 bilhões ao final de setembro de 2025, maior que o saldo devedor de R$ 14,2 bilhões ao final de junho de 2025. Recentemente, a subsidiária Rumo Malha Paulista emitiu R$ 1 bilhão em debêntures com vencimento em 2040, com custo equivalente a 90% do CDI.
Segundo dados do Investidor10, se você tivesse investido R$ 1 mil em RAIL3 há dez anos, hoje você teria R$ 2.528,59, já considerando o reinvestimento dos dividendos. A simulação também aponta que o Ibovespa teria retornado R$ 3.374,30 nas mesmas condições.