O BTG Pactual é um dos grandes players do mercado financeiro que não esconde sua recomendação por tais títulos de crédito privado isentos da cobrança de imposto de renda (IR), cuja taxa indicativa de remuneração é de
IPCA+ 7,78% ao ano e preço unitário indicativo de R$ 1.042,78.
As debêntures da Intervias mantêm o dinheiro emprestado à concessionária de rodovias no interior paulista travado até o dia 15 de maio de 2038, com juros semestrais em maio e novembro. Só a partir de maio de 2028, é que a empresa amortizará semestralmente o principal aplicado.
Da mesma forma que as taxas oferecidas no
Tesouro Direto iniciam o período de queda livre, ou seja, apresentando juros compostos cada vez menores para quem está disposto a emprestar dinheiro ao governo brasileiro, os rendimentos das debêntures também encolheram na expectativa de cortes da
taxa Selic no início de 2026.
Para se ter uma ideia, o título público de referência para as debêntures da Intervias é o
Tesouro IPCA+ 2033, cuja taxa indicativa nesta quarta-feira (12) era de
IPCA+ 7,57% ao ano, conforme dados da Anbima. Embora pareça pouco o diferencial da renda fixa da Intervias remunerando
IPCA+ 7,78% ao ano, vale recordar que no Tesouro Direto há cobrança de IR, que abocanha boa parte da rentabilidade obtida.
Vale a pena investir em debêntures agora?
Investir em debêntures definitivamente não é para todo mundo, uma vez que são muitos pontos de fricção que precisam ser levados em conta antes de qualquer decisão: baixa liquidez (dinheiro travado até o vencimento), risco de calote elevado e zero cobertura do
FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
Mesmo assim, os analistas Frederico Khouri e Luís Gonçalves seguem construtivos nos títulos de crédito privado da Intervias, sob o código de negociação IVIAA0, títulos de renda fixa que foram reperfilados em maio de 2024 para alcançar R$ 2,5 bilhões em recursos.
"A Intervias, que pertence ao Grupo Arteris, opera 380 quilômetros de rodovias no interior de São Paulo, em região que abrange 1,7 milhão de habitantes, indiretamente interligando rotas para o Aeroporto de Viracopos e o Porto de Santos. A economia regional contempla commodities agrícolas, complexos industrias e setores de serviços e turismo", destaca a dupla de especialistas, em relatório.
Mediante um reequilíbrio em janeiro de 2024, a Intervias teve seu prazo de concessão estendido em 11 anos adicionais até dezembro de 2039, aproveitando o aumento de tráfego de veículos nas estradas do Brasil em 2025, como comprovam os
resultados recentes da EcoRodovias (ECOR3).
Nos últimos meses, a Intervias aplicou reajuste tarifário de 5,32% em suas praças de pedágio. O percentual reflete o
IPCA acumulado entre maio de 2024 e 2025. Atualmente, o caixa da concessionária tem saldo de R$ 223 milhões, ao passo que só a partir de 2030, honrará saldo devedor de R$ 2,25 bilhões.