Petrobras (PETR4): Silveira sugere 4 mudanças se Prates for mantido, diz jornal

A sugestão foi feita na noite do último domingo (7), em conversa com o presidente Lula.

Author
Publicado em 08/04/2024 às 15:13h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 08/04/2024 às 15:13h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sugeriu quatro mudanças de comportamento para Jean Paul Prates, presidente da Petrobras (PETR4), caso ele continue no cargo da petroleira, segundo informações do jornal "O Estado de São Paulo" nesta segunda-feira (8).

Leia também: Carrefour (CRFB3) consegue alívio de juros com matriz francesa

📰 A sugestão foi feita em conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último domingo (7). No mesmo dia, Lula desmarcou uma reunião, convocada por ele mesmo, para debater a crise na Petrobras. Agora, a reunião deve acontecer nesta segunda, às 18h, no Palácio do Planalto.

O tema do encontro ainda não foi divulgado, mas a estatal está cercada por rumores sobre a indicação de Aloizio Mercadante, atualmente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), para a presidência da companhia. Por conta disso, na última semana, as ações da empresa operavam em forte volatilidade.

Caso Prates seja mantido no cargo, Silveira sugeriu quatro mudanças:

  • Prates ser “menos subserviente ao mercado financeiro”;
  • Prates defender as pautas de interesse do governo Lula no Conselho de Administração da Petrobras (o que, na visão do ministro de Minas e Energia, não acontece);
  • Prates cumprir o plano de investimentos da Petrobras aprovado pelo presidente (para Silveira, a Petrobras “segura” avanços no refino e na oferta de gás e fertilizantes)
  • Prates “deixar de sabotar” a pauta do biocombustível no Congresso (Prates é publicamente contrário ao texto em discussão).