📋 A
Petrobras (PETR4) planeja lançar um Programa de Demissão Voluntária destinado a funcionários aposentados que seguem em atividade na empresa. A informação foi antecipada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo. O projeto já recebeu o aval da diretoria executiva e será submetido ao Conselho de Administração no dia 31 deste mês.
Questionada pelo jornal, a companhia declarou que “sempre avalia na estratégia de gestão do seu efetivo as necessidades de ingressos e desligamentos, inclusive por meio de planos para incentivo à aposentadoria”. A Petrobras destacou ainda que “qualquer decisão a esse respeito será aprovada nas respectivas instâncias decisórias da companhia e devidamente informada à força de trabalho”.
Atualmente, a Petrobras conta com 41.778 empregados, sendo 17.199 na área de Exploração & Produção e 9.186 em Refino e Transporte. Em 2022, a estatal registrava 38.682 funcionários, número que aumentou para 40.213 em 2023. Em 2024, 141 empregados deixaram a companhia por meio do Programa de Aposentadoria Incentivada.
📊 A divulgação ocorre logo após a estatal obter aval para perfurar o primeiro poço na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial. Além disso, o MPF (Ministério Público Federal) ingressou na sexta-feira (24) com recurso no TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) para tentar reverter a decisão da Justiça Federal que, em setembro, negou a suspensão do leilão de 19 blocos de exploração de petróleo e gás na Bacia da Foz do Amazonas.
Ele solicita a suspensão imediata de qualquer processo de licenciamento ambiental junto ao Ibama para os blocos arrematados, até que sejam cumpridas todas as etapas de estudos e ações prévias. O órgão também exige a realização da CPLI (Consulta Prévia, Livre e Informada). Segundo o MPF, o recurso tem como objetivo assegurar que o leilão e os contratos de concessão respeitem os critérios socioambientais e legais previstos.