Petrobras (PETR4) recupera valor de mercado pré-crise dos dividendos
Após 42 dias de incertezas, a possibilidade de distribuição do provento impulsionou as ações da estatal na B3.
A indicação de Magda Chambriard para a presidência da Petrobras (PETR4) entra em fase crucial nesta terça-feira (21). O Cope (Comitê de Pessoas) da estatal, responsável por analisar os currículos de candidatos a cargos de alta administração, se reúne para avaliar as qualificações da engenheira (ANP).
📃 A expectativa da Petrobras é que o Conselho de Administração, após a análise do Comitê de Pessoas, aprove a nomeação de Chambriard para sexta-feira (24). Magda foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para substituir Jean Paul Prates, demitido na última terça-feira (14) após um longo processo de desgaste.
Leia também: Quem é Magda Chambriard, a nova presidente da Petrobras (PETR4)
O Cope é composto por cinco membros, incluindo dois representantes do Conselho de Administração: Marcelo Gasparino, representando os acionistas minoritários, e Renato Galuppo, representando a União.
📄 Os três membros externos são Maurício Renato de Souza, Chefe de Gabinete do Ministro Alexandre Silveira do Ministério de Minas e Energia (MME), Arthur Cerqueira Valério, ex-Consultor Jurídico do MME, e Fábio Veras de Souza, ex-Presidente do Conselho de Tecnologia e Inovação da Fiemg.
Vale lembrar que semana passada a Justiça Federal negou um pedido de liminar que obrigaria a estatal a realizar uma Assembleia Geral Extraordinária de acionistas para viabilizar sua posse. A decisão ocorreu no contexto de uma ACP (Ação Civil Pública) movida pelo deputado estadual de São Paulo Leonardo Siqueira (Novo).
Após 42 dias de incertezas, a possibilidade de distribuição do provento impulsionou as ações da estatal na B3.
Se ingressarem nos cofres do governo, os recursos contribuirão para compensar frustrações de receitas.