Petrobras (PETR4) abre licitação para retomar construção de refinaria no Comperj, diz jornal

As obras devem começar no segundo semestre de 2024.

Author
Publicado em 02/05/2024 às 17:39h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 02/05/2024 às 17:39h Atualizado 3 meses atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)

A Petrobras (PETR4) abriu uma licitação para retomar a construção do projeto original do Comperj, hoje chamada de GasLub, localizada em Itaboraí, no Rio de Janeiro. As informações são do jornal "O Globo" nesta quinta-feira (02).

📋 As obras no complexo foram suspensas em 2015 após a descoberta de escândalos de corrupção desencadeados pela operação Lava-Jato. No período de 2017 a 2018, a estatal desistiu de continuar com os projetos de construção de unidades de refino e lubrificantes. 

Por outro lado, a empresa decidiu focar na construção de uma única unidade de processamento de gás e na conclusão da Rota 3, uma rede de gasodutos destinada a transportar o gás oriundo do pré-sal. Desde o início das obras de terraplanagem em Itaboraí em 2008, a estatal acumulou um prejuízo de pelo menos US$ 14 bilhões no complexo.

Leia também:  Aposta na IA acelera lucros de Amazon, Microsoft e Google

Uma vez em operação, o GasLub terá capacidade para processar 21 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, extraído do pré-sal da Bacia de Santos. A produção será focada em combustíveis de baixo teor de enxofre, atendendo às normas internacionais de emissão de poluentes.

🛢️  Além disso, a estatal brasileira espera gerar 10 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de construção, que deve começar no segundo semestre deste ano. 

Quando finalizada, a refinaria deverá produzir diariamente 75 mil barris de diesel S-10 e 20 mil barris de querosene de aviação tipo 1, ambos com baixo teor de enxofre. Adicionalmente, uma outra planta produzirá 12 mil barris por dia de óleos lubrificantes.