Lucro líquido da Smart Fit (SMFT3) cresce 27% no 1° trimestre de 2025
Entre janeiro e março, as receitas alcançaram R$ 1,67 bilhão.
🚨 O Patria Investimentos anunciou nesta sexta-feira (9), a venda de uma participação de 16,5% na Smartfit (SMFT3), em uma operação avaliada em R$ 2,2 bilhões.
Com a transação, a gestora de private equity reduz sua fatia para 13,5% na rede de academias, uma das líderes do setor na América Latina.
Segundo comunicado oficial, a venda faz parte do ciclo natural dos fundos de private equity da casa, com foco na geração de valor e entrega de retornos aos cotistas.
Para o mercado, a operação representa também um avanço na liquidez das ações da Smartfit na B3 (B3SA3), ampliando a base de investidores e facilitando futuras movimentações no papel.
“A transação anunciada hoje faz parte do ciclo natural de um fundo de private equity, que busca, ao longo do tempo, gerar valor e retornos consistentes aos investidores”, afirmou Luis Felipe Cruz, sócio do Patria Investimentos.
As ações da Smartfit demoraram cerca de 1h30 para começarem a ser negociadas na B3 nesta sexta, refletindo o impacto da oferta bilionária no mercado secundário.
No fechamento, os papéis caíram 4,75%, cotados a R$ 22,26, em meio a um movimento de realocação de portfólios por parte dos investidores institucionais.
➡️ Leia mais: FGC pode liberar R$ 4 bilhões para resgate de CDBs do Master, diz jornal
A saída parcial do Patria marca um novo estágio na trajetória da companhia desde seu IPO, em 2021, quando captou R$ 2,3 bilhões.
A operação fortalece a tese de que a Smartfit atingiu um novo patamar de maturidade como empresa listada, com maior pulverização acionária e presença relevante entre grandes gestoras.
💲 Apesar da venda, o Patria manterá uma presença relevante no bloco de controle da Smartfit, com 13,5% de participação, indicando que a gestora segue confiante no desempenho de longo prazo da empresa e sua tese de crescimento via expansão de unidades, digitalização e ganhos de escala.
O desinvestimento bilionário ocorre em meio a um momento positivo para o setor, com retomada na demanda por bem-estar, especialmente entre as classes médias urbanas no Brasil e demais mercados latino-americanos onde a Smartfit atua.