Justiça proíbe Bet de usar nome semelhante à XP Investimentos (XPBR31)
A determinação vale para qualquer canal, mídia ou rede social.
Na última quarta-feira (12) as ações da XP (XPBR31) caíram mais de 9%, a R$ 79,22. Os ativos foram derrubados após a Grizzly Reserach LLC afirmar que os lucros da XP dependem de um esquema de "pirâmide financeira". Segundo a empresa, há uma incompatibilidade nos repasses dos fundos da companhia brasileira.
🔎 No relatório, a Grizzly escreveu que a XP estaria operando “um esquema Ponzi massivo facilitado por certas vendas de derivativos para clientes de varejo”, que poderia “levar a profundas consequências para a estabilidade financeira e reputação da XP”.
A XP, no entanto, classificou as afirmações como “informações falsas, incorretas e imprecisas”. Já o fundador da instituição brasileira financeira, Guilherme Benchimol, disse que “providências já foram tomadas e página virada”. Ele ainda acrescentou: “Esse ‘ataque’ não foi o primeiro e nem será o último. Infelizmente! Fazem 24 anos que nos atacam e aqui estamos”.
A Grizzly Research LLC é uma casa de análise norte-americana que se descreve como uma empresa dedicada a produzir "insights" de pesquisa distintos sobre empresas de capital aberto, realizando due diligence aprofundada – processo de investigação e análise detalhada para avaliar riscos e oportunidades de uma empresa.
🗣️ "Muitas vezes descobrimos que as equipes de gestão estão fazendo esforços conscientes para esconder aspectos negativos do público, e em meio à máquina perpétua de classificação de compra de Wall Street não há ninguém para chamá-los. Não temos medo de publicar nossas visões pessimistas", diz o texto sobre a companhia em seu site oficial.
Entre as atividades da empresa estão:
A companhia tem Siegfried G. Eggert como dono e operador, além de uma equipe de contadores, economistas e engenheiros treinados. Além disso, conta com investigadores particulares na China, o que permite a realização de visitas a locais e entrevistas com moradores, fornecedores, clientes e outras partes interessadas.
Leia também: XP (XPBR31) tem resultados recordes em 2024, veja números
A determinação vale para qualquer canal, mídia ou rede social.
Empresa diz que contas estão seguras, mas alerta para contatos