Lula elogia competência da presidente da Petrobras (PETR4): "Tem veneno"

O presidente também cobrou que os órgãos competentes fiscalizem o preço da gasolina vendida por postos de combustíveis.

Author
Publicado em 04/07/2025 às 16:11h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 04/07/2025 às 16:11h Atualizado 1 minuto atrás por Elanny Vlaxio
A declaração foi feita em evento em Duque de Caxias (RJ) Imagem: Ricardo Stuckert/PR

Durante discurso nesta sexta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou a presidente da Petrobras (PETR4), Magda Chambriard, afirmando que, embora ela aparente ser “frágil, fale manso” e tenha cara de “bobinha”, tem demonstrado grande competência na liderança da estatal. “Tem veneno”, declarou Lula.

"Quem olha pra Magda assim, à primeira vista, essa mulher frágil, que anda devagar, que fala manso — as vezes eu tenho até dificuldade de entender —, pensa que ela não tem condições de dirigir uma empresa de dirigir uma empresa da magnitude da Petrobras", disse Lula.

O presidente também afirmou estar "fascinado" com a gestão de Chambriard e completou: "E a surpresa é que a companheira Magda é extraordinariamente competente, não pra dirigir uma Petrobras, pra dirigir duas Petrobras, ela teria competência".

Leia também: Petrobras (PETR4) prevê alta do Ebitda na área de refino em 2025

"Quem vê a Magda assim pensa 'ah, aquela presidente é bobinha, vamos acossar ela'. Tá ferrado. Tá ferrado porque não sabe a quantidade de inteligência tratada de veneno que tem na cabeça dessa mulher", disse durante um evento em Duque de Caxias (RJ), onde foram anunciados investimentos em refino e petroquímica.

Além disso, Lula cobrou que os órgãos competentes fiscalizem o preço da gasolina vendida por postos de combustíveis. "É preciso que esses órgãos que têm a função de fiscalizar não permitam que nenhum posto de gasolina nesse país venda gasolina mais cara do que aquilo que é o preço que ela tem que vender", afirmou.

Lembrando que, em junho, o governo federal anunciou o aumento da mistura de etanol na gasolina, de 27% para 30%, projetando uma queda de R$ 0,11 no preço da gasolina a partir de agosto. Segundo o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Pietro Mendes, a medida ainda permitirá que o Brasil pare de importar e comece a exportar gasolina.

"A medida abre caminho, no cenário atual em que vivemos, de conflitos geopolítico, de uma autossuficiência do Brasil em gasolina", afirmou. A expectativa é que a adoção da nova mistura impulsione o consumo anual de etanol em 1,46 bilhão de litros no país, o que deve gerar aproximadamente R$ 10,14 bilhões em investimentos no setor nos próximos anos.