Ibovespa retoma os 126 mil pontos e dólar volta a cair

Dólar fechou em R$ 5,76, o menor valor em quase três meses.

Author
Publicado em 06/02/2025 às 18:20h - Atualizado Agora Publicado em 06/02/2025 às 18:20h Atualizado Agora por Marina Barbosa
Ibovespa subiu 0,55% (Imagem: Shutterstock)

A sessão desta quinta-feira (6) foi de ganhos no mercado brasileiro. Isso porque o Ibovespa subiu e o dólar voltou a uma trajetória de queda.

📈 O principal índice da B3 avançou 0,55% e, com isso, retomou os 126 mil pontos. O Ibovespa fechou aos 126.224 pontos, o maior patamar desde o final de janeiro.

Já o dólar, que havia subido na quarta-feira (5) após uma sequência inédita de 12 quedas consecutivas, voltou a cair.

💵 A moeda cedeu 0,52% e fechou aos R$ 5,76. É o menor valor de fechamento desde 18 de novembro de 2024.

O mercado vem corrigindo o preço da moeda depois da subida vertiginosa registrada no final de 2024, em meio ao temor com a situação fiscal brasileira e o novo governo de Donald Trump nos Estados Unidos.

Além disso, a alta dos preços do minério de ferro ajudou o real e os negócios na bolsa brasileira.

🗣️ Os investidores, no entanto, mantiveram-se atentos às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em entrevista a rádios da Bahia, Lula disse nesta quinta-feira (6) que o dólar subiu forte no final do ano passado por causa de uma gestão "totalmente irresponsável" do BC (Banco Central), à época presidido por Roberto Campos Neto.

O presidente ainda sugeriu que os brasileiros deixassem de comprar produtos que estão caros para tentar controlar a inflação dos alimentos.

EUA

Nos Estados Unidos, as bolsas fecharam mistas, com o mercado na expectativa pelo payroll, que trará dados sobre o mercado de trabalho americano nesta sexta-feira (7). Veja o fechamento:

  • Dow Jones: -0,31%;
  • S&P 500: 0,36%;
  • Nasdaq: 0,51%.

Altas

As mineradoras e siderúrgicas subiram forte nesta quinta-feira (6), impulsionadas pela recuperação dos preços do minério de ferro. A Vale (VALE3), por exemplo, ganhou 1,51%. Já a CSN (CSNA3) saltou 3,78%.

A Raízen (RAIZ4) também fechou no azul, depois de um dia de muita instabilidade.

O papel chegou a tocar na mínima histórica de 1,62%, em meio a preocupações com a sua dívida e produção. Contudo, virou para alta depois que o "Valor" informou que a empresa avalia um aumento de capital para reduzir a pressão do endividamento. Com isso, fechou em forte alta de 8,28%.

Veja outras altas do dia:

Baixas

A Petrobras (PETR4), por outro lado, teve uma leve queda de 0,19%, acompanhando os preços internacionais do petróleo.

Já a Embraer (EMBR3) recuou 2,82%, em um movimento de ajuste, depois do salto de 15,51% da véspera, depois de um pedido recorde de jatos.

Veja outras baixas do dia: