21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
O Ibovespa fechou em leve alta e o dólar caiu para R$ 5,45 nesta sexta-feira (4), no embalo dos últimos dados de trabalho dos Estados Unidos.
📈 O principal índice da B3 subiu 0,09% e terminou a sessão aos 131.791 pontos. Já o dólar recuou 0,33%.
No acumulado da semana, no entanto, o Ibovespa caiu 0,71% e o dólar subiu 0,37%, interrompendo uma sequência de quatro semanas consecutivas de desvalorização frente ao real.
Nesta sexta-feira (4), os negócios foram embalados pelos últimos dados da economia americana. O payroll mostrou que 254 mil vagas de emprego foram criadas nos Estados Unidos em setembro.
💲 O dado veio acima do esperado pelo mercado e do registrado nos últimos meses. Por isso, ajudou a afastar o temor de uma recessão nos Estados Unidos e elevou as apostas de que os juros americanos serão cortados de forma mais moderada daqui para a frente. A expectativa é de um corte de 0,25 ponto percentual em novembro, menor do que o de 0,50 ponto percentual anunciado em setembro.
No Brasil, no entanto, o bom-humor foi limitado pelas preocupações com a alta da Selic e as contas públicas. Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) também não ajudaram.
Por isso, o Ibovespa teve uma alta tímida comparada aos demais índices globais nesta sexta-feira (4) e não conseguiu apagar todas as perdas sofridas na semana, marcada ainda pelo aumento da tensão no Oriente Médio e pela elevação da nota de crédito do Brasil pela Moody's.
Já nos Estados Unidos, os negócios ainda foram impulsionados pelo fim da greve dos operadores portuários, que poderia afetar o comércio exterior do país. Por isso, as bolsas fecharam com amplos ganhos nesta sexta-feira (4). Veja o fechamento do dia:
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3) foi o destaque do dia na B3. O papel da CBA disparou 8,63% com a recomendação de compra do Bank of America.
Já a Suzano (SUZB3) subiu 1,64% mesmo depois de informar que a sua produção anual de celulose deve ficar 4% abaixo da capacidade.
Veja outras altas do dia:
Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3), por outro lado, fecharam em queda. A Petrobras recuou 0,26%, mesmo com a alta do petróleo, e a Vale perdeu 0,73%.
O destaque, contudo, é da CSN Mineração (CMIN3), que derreteu 11,94% diante de preocupações com o preço do minério de ferro e do fato de que acabou na quinta-feira (3) o prazo para garantir os últimos proventos da companhia.
Veja outras quedas do dia:
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores