Ibovespa e dólar sobem, de olho no tarifaço de Trump

A notícia de que as tarifas não entram em vigor imediatamente deu fôlego aos ativos brasileiros na reta final da sessão.

Author
Publicado em 13/02/2025 às 18:21h - Atualizado Agora Publicado em 13/02/2025 às 18:21h Atualizado Agora por Marina Barbosa
Ibovespa fechou aos 124.850 pontos (Imagem: Shutterstock)

O Ibovespa e o dólar fecharam em alta nesta quinta-feira (13), com o mercado avaliando as tarifas recíprocas anunciadas pelos Estados Unidos.

📈 O principal índice da B3 subiu 0,38% e fechou aos 124.850 pontos. Já o dólar teve uma leve alta de 0,10% e fechou a R$ 5,76, interrompendo uma sequência de três baixas consecutivas ante o real.

Nesta quinta-feira (13), o mercado ficou em compasso de espera pelo anúncio das tarifas de reciprocidade americanas.

💲 O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou a medida e citou o etanol brasileiro ao assinar o decreto no final do dia. Contudo, revelou que a taxação não entra em vigor imediatamente e admitiu a possibilidade de reduzir as tarifas, caso os outros países também diminuam os impostos cobrados sobre os produtos americanos.

A notícia de que as tarifas só devem ter efeito nas próximas semanas deu fôlego aos ativos na reta final do pregão, permitindo que o Ibovespa fechasse no azul.

EUA

Nos Estados Unidos, as bolsas subiram forte, com o mercado de olho no tarifaço de Trump e também no resultado acima do esperado do PPI (índice de preços ao produtor) em janeiro. Veja:

  • Dow Jones: 0,77%;
  • S&P 500: 1,04%;
  • Nasdaq: 1,50%.

Altas

Depois de um início de semana difícil por causa das tarifas americanas sobre a importação de aço e alumínio, as siderúrgicas e mineradoras brasileiras ensaiaram uma recuperação na B3. A Vale (VALE3), por exemplo, fechou com uma leve alta de 0,13% e a Usiminas (USIM5) saltou 3,35%.

Já a Caixa Seguridade (CXSE3) avançou 2,43%, com o mercado na expectativa pelos resultados do 4º trimestre de 2024.

Veja outras altas do dia:

Baixas

As produtoras de etanol, por outro lado, parecem ter sentido a citação do governo americano às taxas aplicadas pelo Brasil ao produto. Com isso, a Raízen (RAIZ4) recuou 1,12% e a Jalles Machado (JALL3) perdeu 2,03%.

Já a JBS (JBSS3) caiu 1,97% e levou os demais frigoríficos da B3 junto, depois que os resultados do quarto trimestre da sua subsidiária Pilgrim’s Pride Corporation não agradaram o mercado.

Veja outras baixas do dia: