21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
A composição do Ibovespa, o principal índice de ações do mercado brasileiro de ações, vai mudar nesta segunda-feira (6). Com isso, duas empresas devem entrar e outras duas devem sair do índice.
📈 O Ibovespa reúne os ativos com maior volume negociado na bolsa brasileira. Por isso, sua carteira é recalibrada a cada quatro meses para garantir que o índice continue acompanhando as tendências do mercado.
O ajuste é feito sempre nos meses de janeiro, maio e setembro e acaba influenciando os ativos que se baseiam no Ibovespa, como ETFs (fundos de índice), futuros e opções. Por isso, é acompanhada com atenção pelo mercado.
Para garantir previsibilidade aos investidores, a B3 divulga três prévias da nova carteira do Ibovespa antes da mudança definitiva. A última prévia foi divulgada na quinta-feira (2) e prevê quatro mudanças no principal índice da B3.
🔄 Pela prévia, as ações da Alpargatas (ALPA4) e da Eztec (EZTC3) devem deixar o Ibovespa. Por outro lado, as ações da Marcopolo (POMO4) e do Porto Seguro (PSSA3) devem entrar no principal índice da B3.
Com isso, o Ibovespa deve continuar com 87 ativos de 84 empresas brasileiras. Isso ocorre porque Petrobras (PETR4), Bradesco (BBDC4) e Eletrobras (ELET3) mantêm tanto ações ordinárias, quanto preferenciais no índice.
A prévia mostra ainda que Vale (VALE3), Petrobras, Itaú (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3) devem continuar sendo as empresas com maior peso na composição do Ibovespa.
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado