Lucro da Gerdau (GGBR4) cai 9% no 4T24 para R$ 666 milhões
Fabricante brasileira de aço encerrou 2024 com investimentos de 6,2 bilhões, com execução física em projetos de mineração
♻️ A Gerdau (GGBR4) deu mais um passo nesta terça-feira (21) rumo à sua meta de aumentar sua autoprodução de energia limpa ao adquirir duas pequenas centrais hidrelétricas pelo preço de aproximadamente R$ 440 milhões.
O negócio foi intermediado pelas filiais da companhia, a Gerdau Aços Longos e a Sul Renováveis Participações, que juntas celebraram contratos para comprar 100% das ações que compõem as empresas Rio do Sangue S.A. e Paranatinga Energia S.A. que são detentoras respectivas das duas fontes de energia renovável: Garganta da Jararaca e Paranatinga II.
Ambos os complexos hidrelétricos comprados pela Gerdau estão situados no Mato Grosso, sendo que o recebimento dos valores pelas aquisições estão sujeitos a ajustes em função dos níveis de caixa e dívida a serem apurados na data de fechamento do negócio.
No caso, o preço da aquisição das hidrelétricas será pago à vista, com recursos próprios da Gerdau disponíveis. Quanto à efetiva data, essa ainda dependerá da verificação de condições precedentes usuais para este tipo de operação, incluindo a aprovação pela autoridade concorrencial brasileira.
As pequenas centrais hidrelétricas possuem 29MW de capacidade instalada cada uma, sendo 21MW médios e 17MW médios de energia assegurada, respectivamente. Tais fontes renováveis fornecerão energia limpa para a Gerdau produzir aço no Brasil, gerando o equivalente a 8% do consumo de energia elétrica de suas operações no país.
"A aquisição desses ativos está alinhada à estratégia da Gerdau de gerar maior competitividade no custo dos seus negócios, e em linha com o processo de descarbonização já divulgado pela companhia", afirma Rafael Dorneles, diretor vice-presidente e de relações com investidores da Gerdau.
➡️ Leia mais: Azul e Gol: Procon-SP pede informações sobre possível fusão
Fabricante brasileira de aço encerrou 2024 com investimentos de 6,2 bilhões, com execução física em projetos de mineração
Juntas, as companhias devem recomprar até 70,5 milhões de ações nos próximos 12 meses.