Eletrobras (ELET3) emite títulos de renda fixa em dólar

Companhia elétrica levanta US$ 750 milhões com investidores

Author
Publicado em 11/09/2024 às 19:52h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 11/09/2024 às 19:52h Atualizado 2 meses atrás por Lucas Simões
Eletrobras pega dinheiro emprestado em dólar ao emitir bonds (Imagem: Shutterstock)

💡 A Eletrobras (ELET3) informa ao mercado nesta quarta-feira (11) que levantou US$ 750 milhões ao pegar dinheiro emprestado de investidores, mediante a emissão de títulos de renda fixa em dólar.

Conforme comunicado, a companhia elétrica liquidou os valores provenientes da emissão de bonds na Bolsa de Valores de Nova York (Nyse)

No caso, o dinheiro tomado emprestado pela Eletrobras será utilizado para custear o refinanciamento de dívidas da empresa.

➡️ Leia mais: Renda fixa do agro sem IR paga 7,40% ao ano acima da inflação até 2027

O que são bonds, títulos de renda fixa em dólar?

Os títulos de dívida emitidos por empresas, também conhecidos como corporate bonds, nada mais são do que títulos de crédito privado em dólar lançados por companhias estrangeiras e até brasileiras para captar recursos em moeda norte-americana.

💸 Do ponto de vista do investidor de renda fixa, ao aplicar em bonds de empresas, na prática, se está emprestando o dinheiro ao emissor:

  • em troca de pagamentos de juros periódicos (os chamados cupons);
  • e, no final do vencimento do bond, a companhia devolve o dinheiro emprestado pelo investidor.

Normalmente, a maioria dos títulos de renda fixa em dólar tem pagamento de juros prefixados, enquanto no Brasil, geralmente, se concentram CRAs, CRIs e debêntures indexados ao CDI+ ou IPCA+.