Labubu: o ‘monstrinho’ que ultrapassou a Vale (VALE3) em valor de mercado
A Pop Mart disparou na Bolsa com sucesso global do boneco que virou símbolo cultural e dominou o mercado.
Enquanto o Nubank (ROXO3) cresceu 195%, três grandes marcas brasileiras perderam valor neste ano: Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco (BBDC4) e Vale (VALE3).
A informação é da consultoria inglesa Brand Finance, que divulgou nesta quarta-feira (11) o ranking das marcas mais valiosas do Brasil em 2025.
📉 De acordo com o levantamento, só a Vale viu seu valor de marca encolher 18,3% em um ano, saindo de US$ 3 bilhões em 2024 para US$ 2,5 bilhões em 2025.
Com isso, a mineradora caiu da 5ª para a 8ª posição do ranking de marcas mais valiosas do Brasil.
Banco do Brasil e Bradesco conseguiram segurar a 2ª e a 3ª colocação do ranking, respectivamente. Contudo, também perderam milhões em valor de marca.
A marca do Banco do Brasil sofreu uma desvalorização de 4,4% e agora é avaliada em US$ 5,2 bilhões, ante os US$ 5,4 bilhões de 2024.
Já o Bradesco perdeu 6,2% em valor de marca. Neste caso, a queda foi de US$ 5 bilhões para US$ 4,7 bilhões.
🏦 Segundo a Brand Finance, a desaceleração do Banco do Brasil "está ligada a fatores como o aumento da competição com fintechs e outros bancos digitais, além de um ambiente econômico desafiador".
"Apesar de sua longa trajetória e forte presença no mercado, a marca sofre com a pressão de modernização e a necessidade de atrair o público mais jovem e digitalmente engajado, o que pode ter impactado sua percepção de valor", comentou a consultoria.
No caso do Bradesco, a queda foi atribuída à "dificuldade em se renovar e adaptar-se às mudanças tecnológicas de forma tão ágil quanto seus concorrentes", além da "forte concorrência no setor bancário, especialmente com a ascensão de bancos digitais e alternativas financeiras mais ágeis e acessíveis".
O Nubank, por exemplo, quase triplicou seu valor de marca em 2025, de US$ 1,4 bilhão em 2024 para US$ 4 bilhões em 2025. Com isso, subiu da 14ª para a 4ª posição no ranking das marcas mais valiosas do Brasil. Veja aqui o que explica o crescimento do Nubank, segundo a Brand Finance.
Fora Banco do Brasil, Bradesco e Vale, nenhuma outra desvalorização foi registrada no grupo das 10 marcas mais valiosas do Brasil em 2025.
📈 O Itaú (ITUB4), por exemplo, isolou-se ainda mais na primeira posição do ranking, ao elevar seu valor de marca em 3,2%, para US$ 8,6 bilhões.
Veja as 10 marcas mais valiosas do Brasil:
A Pop Mart disparou na Bolsa com sucesso global do boneco que virou símbolo cultural e dominou o mercado.
A executiva assumirá o cargo em 7 de julho, substituindo Camilla Lott.