Azul (AZUL4) registra alta de 155% no lucro do 4T23
No ano, a empresa teve mais de 29 milhões de clientes, uma alta de 6,5% em comparação com 2022.
Em uma análise recente, o JP Morgan ajustou suas projeções para as empresas aéreas Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4). A revisão leva em conta os resultados do primeiro trimestre de 2024 (1T24) e as últimas tendências nos preços do combustível de aviação, com queda de 8,6% nos últimos três meses, além da desvalorização do dólar em torno de 7%.
✈️ A Azul se destaca na nova avaliação do banco, que apesar de cortar o preço-alvo da companhia de R$ 27 para R$24,50 por ação, manteve a recomendação de compra. O valor elevado representa um potencial de valorização de 156,5% em relação ao fechamento do dia anterior, sinalizando grande otimismo do banco em relação ao futuro da empresa.
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Adicionalmente, segundo o banco, a Azul está em uma posição relativamente favorável no que diz respeito à competição no mercado doméstico brasileiro, devido à sua presença em rotas pouco exploradas e seu foco nos viajantes dos setores industrial e do agronegócio.
🧳Já a Gol, segue com recomendação de venda, mas sem definição de um novo preço-alvo. O banco mantém uma postura de cautela em relação a aérea devido ao seu processo de recuperação judicial nos EUA. A expectativa é que a companhia tenha US$ 1,5 bilhão como parte do seu financiamento de saída, o que implica uma diluição significativa de capital.
Em meio aos rumores, o banco manteve a opinião de que a fusão entre Azul e Gol ainda é estrategicamente viável, visto que as rotas que ambas operam se complementariam, resultando em uma empresa com indicadores financeiros mais robustos.
💭 Contudo, existem grandes desafios a serem superados, segundo o banco norte-americano. O primeiro deles é que uma análise da operação pelas autoridades pode demandar mais de um ano, devido à sua complexidade e a possível necessidade de medidas corretivas.
Além disso, a fusão pode enfrentar desafios operacionais devido à diferença na frota de aeronaves. Enquanto a Gol opera exclusivamente aviões Boeing, a Azul possui uma frota mais diversificada, incluindo aeronaves da Airbus e da Embraer, por exemplo.
No ano, a empresa teve mais de 29 milhões de clientes, uma alta de 6,5% em comparação com 2022.
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