Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) assinam documento não vinculante para fusão; entenda o que é

As duas companhias aéreas avançam em etapa que prevê a potencial combinação de negócios de ambas; saiba os próximos passos

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Publicado em 15/01/2025 às 20:42h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 15/01/2025 às 20:42h Atualizado 1 minuto atrás por Lucas Simões
Azul e Gol manterão seus certificados operacionais separados sob o guarda-chuva de uma única entidade listada na B3 (Imagem: Shutterstock)

✈️ Tanto a companhia aérea Azul (AZUL4) quanto o seu par no setor, a Gol (GOLL4), comunicaram nesta quarta-feira (15) a assinatura de um memorando de entendimentos não vinculante, que também envolve a sociedade controladora da Gol, a Abra Group Limited.

Na prática, essa formalidade corporativa quer dizer que as empresas deram o passo inicial em direção à eventual combinação de negócios entre ambas. No último dia 13 de janeiro, já eram ventiladas nos bastidores informações de que as companhias estariam finalizando esse memorando de entendimentos.

Foi confirmada a ideia de criar uma nova companhia aérea, unindo Gol e Azul, mas mantendo as duas marcas. Esse modelo, já usado em outras fusões do setor, permite que ambas as empresas continuem a operar de forma independente.

"As melhorias nas ofertas aos clientes e as eficiências geradas por esta combinação de negócios permitirão que a entidade resultante continue crescendo e desenvolvendo a aviação no Brasil, mediante uma malha que serve o maior número de destinos no Brasil, apoiada por uma frota flexível, com foco na excelência de atendimento", destaca o comunicado apresentado ao mercado.

Em relação aos próximos passos, a aprovação da operação pretendida está sujeita à concordância entre a Abra e a Azul quanto aos termos econômicos do acordo, além da conclusão satisfatória da due diligence.

Também são necessárias à celebração de acordos definitivos, à obtenção de aprovações corporativas e regulatórias (inclusive da autoridade antitruste brasileira), ao cumprimento das condições habituais de fechamento, à consumação do plano de reorganização da Gol no âmbito do Chapter 11 e ao recebimento, pela Abra, da devida contraprestação correspondente.

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