"A Vale (VALE3) hoje está longe de ser a Vale que era motivo de orgulho", diz Lula

Essa não é a primeira crítica que o presidente faz à mineradora.

Author
Publicado em 19/07/2024 às 16:38h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 19/07/2024 às 16:38h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
Recentemente Lula também anunciou que irá exigir indenização por barragens rompidas em Minas Gerais (Shutterstock)

Nesta sexta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a Vale (VALE3), afirmando que a empresa deixou de ser um motivo de orgulho para o Brasil. Lula destacou que a expansão da empresa ocorreu em função do crescimento econômico da China. Além disso, ele expressou preocupação com a pulverização do controle acionário da mineradora.

📱 "As pessoas estão lá muito mais para dividendos, para vender ativos da empresa, do que para construir uma coisa grande", disse o presidente da República. "A Vale hoje está longe de ser a Vale que era motivo de orgulho", declarou o presidente.

A declaração foi feita durante a cerimônia de anúncio do financiamento do BNDES para a venda de 32 aviões da Embraer (EMBR3) para a American Airlines (NASDAQ), no valor de R$ 4,5 bilhões. O evento ocorreu na fábrica da empresa em São José dos Campos, interior de São Paulo.

Leia também: Vale (VALE3): Lula quer exigir indenização por barragens rompidas em MG

💭 Essa não é a primeira vez que o presidente critica a mineradora. Em fevereiro deste ano, Lula disse em entrevista à "RedeTV" que a companhia deve ter mais responsabilidade e não pode pensar que é dona do Brasil.

"O que nós queremos é que a Vale tenha mais responsabilidade", disse Lula. E seguiu: "A Vale não pode pensar que ela é dona do Brasil. Ela não pode pensar que ela pode mais do que o Brasil. Então, o que nós queremos é o seguinte: as empresas brasileiras precisam estar de acordo com aquilo que é o pensamento de desenvolvimento do governo brasileiro", declarou o presidente.

🗣️ Recentemente, Lula também anunciou que irá exigir indenização por barragens rompidas em Minas Gerais. Segundo ele, "até hoje a Vale não pagou o direito do povo pobre" que foi atingido pelas tragédias. "Na semana que vem, nós temos que chamar a Vale e exigir que ela pague os prejuízos que as pessoas tiveram, porque não é possível que só sobre desgraça nas nossas costas", afirmou Lula.