FII XPML11 mira captação de R$ 1,6 bilhão com emissão de cotas
O recurso obtido na oferta será utilizado para o pagamento de acordo com a SYN Prop e a Tech.
🛍️ A gestão do fundo imobiliário XP Malls (XPML11) estima que os seus cotistas podem ter um incremento nos dividendos de R$ 0,53 por cota após o primeiro ano de operação que marca a entrada de mais três shopping centers no portfólio.
Na noite do último dia 23 de janeiro, os gestores do FII XPML11 comunicaram a conclusão de compras sobre as participações em três empreendimentos comerciais no Sudeste: Plaza Sul Shopping (São Paulo), com fatia de 9,9%, Carioca Shopping (Rio de Janeiro), com fatia de 20%, e Shopping Tijuca (Rio de Janeiro), com fatia de 10%.
No total, os cotistas do fundo imobiliário do tipo tijolo desembolsaram R$ 396 milhões nessas aquisições. Após a conclusão da transação, XP Malls e Allos (ALOS3) atingem a marca de seis ativos onde são sócios e a vendedora administra o empreendimento.
O negócio também significa uma potencial melhoria nos indicadores financeiros e operacionais do FII XPML11, além de aumentar a exposição NOI Caixa (projeção dos próximos 12 meses) no Sudeste, região core do varejo nacional, para 78,4%.
🗓️ O desembolso dos cotistas no plano de investimento acontecerá da seguinte forma:
Parcela de R$ 234,3 milhões quitada com recursos de caixa do fundo imobiliário e subscrição de cotas da Vendedora na 12ª emissão de cotas do XP Malls na data de assinatura dos documentos definitivos;
Parcela de R$ 161,4 milhões a ser paga em 24 de janeiro de 2027, acrescida de correção monetária. Entre os dias 24 de janeiro de 2025 e 31 de dezembro de 2025, a correção monetária será calculada pela variação acumulada do IPCA, enquanto entre os dias 01 de janeiro de 2026 e 23 de janeiro de 2027 a correção será realizada pela variação acumulada de 100% do CDI.
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Desde a inauguração em 1994, o Plaza Sul Shopping figura como o principal centro de compras e convivência do tradicional bairro da Saúde, em São Paulo. O ativo oferece ao seu público diversas opções de lazer, gastronomia, compras e serviços, com mais de 200 lojas em aproximadamente 26,8 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL).
Após a transação, o FII XPML11 aumenta a participação no Plaza Sul Shopping de 25,00% para 34,90%, sendo essa a quarta vez que o XP Malls adquire participação nesse ativo. O shopping center é considerado um sucesso devido a uma notável qualificação no mix de lojas, com a inauguração de marcas como Coco Bambu, Cotton On e Carter’s, além do recente retrofit que melhorou a experiência do consumidor e atraiu mais fluxo orgânico ao empreendimento.
O maior complexo comercial da região de Vila da Penha é o Carioca Shopping, inaugurado em 2001. Tal ativo trouxe para a Zona Norte do Rio de Janeiro diferentes opções de moda, lazer e gastronomia, além do primeiro cinema estilo “multiplex”.
Nos últimos anos, foram entregues expansões na área de varejo que proporcionam aos consumidores um mix de lojas mais atrativo, além da inauguração de um moderno empreendimento comercial: Carioca Offices.
Atualmente, o shopping center possui aproximadamente 34 mil metros quadrados de ABL distribuídos em mais de 200 lojas, com diversas opções de varejo, serviços e gastronomia, além de 1.654 vagas de estacionamento para atender o seu público.
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O Shopping Tijuca é um ativo icônico, inaugurado em 1996, no coração do bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Afinal, o shopping center é o maior complexo comercial do bairro, com aproximadamente 35 mil metros quadrados de ABL e mais de 200 lojas que atendem ao público com um mix repleto de opções variadas e qualificadas.
Esse shopping center possui grandes marcas nacionais e internacionais do varejo, além de serviços e gastronomia exclusivos na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.
🏬 Em linha com a tendência global de empreendimentos multiuso, o complexo está acoplado a 3 torres comerciais que complementam e garantem fluxo recorrente ao ativo. O Shopping Tijuca receberá nos próximos anos um dos maiores business cases de sucesso da Allos, o Taste Lab.
O projeto consiste na criação de 2,1 mil metros quadrados de ABL no empreendimento para o desenvolvimento de um espaço gastronômico repleto de marcas selecionadas por uma curadoria da Allos (ALOS3).
O recurso obtido na oferta será utilizado para o pagamento de acordo com a SYN Prop e a Tech.
No mês passado, gestora já havia adquirida participações em outros seis centros comerciais