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💰 Em meio à expectativa do mercado, as varejistas Magazine Luiza (MGLU3) e Casas Bahia (BHIA3) anunciaram as datas para a divulgação de seus resultados do segundo trimestre de 2024. A Casas Bahia será a primeira a apresentar seus números, no dia 7 de agosto, seguida pela Magazine Luiza, no dia 8 de agosto.
O Magazine Luiza apresentou um resultado positivo no primeiro trimestre de 2024, revertendo o prejuízo do mesmo período do ano passado. A empresa registrou um lucro líquido ajustado de R$ 29,8 milhões, contra um prejuízo de R$ 391,2 milhões em 2023.
🤑 Considerando despesas líquidas não recorrentes, o lucro líquido foi de R$ 27,9 milhões. Segundo a avaliação da varejista, este resultado representou uma melhoria "significativa em relação aos últimos trimestres devido à eficiência operacional e à diluição significativa das despesas financeiras".
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No primeiro trimestre, as vendas do Magalu cresceram 3,1%, totalizando R$ 16 bilhões, impulsionadas tanto pelas lojas físicas (+8%) quanto pelo e-commerce (+1,3%). Com isso, a empresa alcançou uma receita líquida de R$ 9,2 bilhões, um aumento de 1,9% em comparação ao mesmo período de 2023.
Na outra ponta, o Ebitda reportou um aumento significativo de 53,5% em comparação ao ano anterior, alcançando R$ 687,8 milhões. Segundo a empresa, essa evolução expressiva foi impulsionada pelo aumento da margem bruta de mercadorias e pela contribuição da receita de serviços, incluindo o marketplace.
Já a margem Ebitda ajustada subiu de 4,9% para 7,4% em um período de 12 meses, atingindo o melhor nível dos últimos quatro anos, conforme afirmado pela companhia.
💵 No primeiro trimestre de 2024, o BHIA3 reportou um prejuízo de R$ 261 milhões. Apesar do resultado negativo, houve uma melhoria de 12,2% em comparação às perdas de R$ 297 milhões no mesmo período de 2023. A receita bruta da empresa registrou uma queda de 14,2% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 7,5 bilhões.
Já a receita líquida da Casas Bahia no 1T24 apresentou uma redução menor, de 13,7%, alcançando R$ 6,347 bilhões. O Ebitda ajustado da empresa registrou uma queda de 42,6%, totalizando R$ 387 milhões no balanço. Apesar da significativa redução na margem EBITDA (diminuição de 3,1 pontos percentuais em relação ao 1T23), a empresa está confiante na capacidade de recuperar seus níveis históricos.
Apesar de um fluxo de caixa livre negativo de R$ 176 milhões, a companhia teve seu melhor trimestre dos últimos 5 anos. A receita bruta total da empresa apresentou queda em todos os seus canais de distribuição — tanto nas lojas físicas quanto no digital (incluindo vendas diretas ao cliente e marketplace). No digital, a receita da Casas Bahia diminuiu 18,7%, totalizando R$ 2,64 bilhões.
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