Ações da Vale (VALE3) podem render mais dividendos, diz Itaú BBA
O banco destacou que a companhia deve seguir com forte geração de caixa em 2025, criando margem para dividendos adicionais.
A Vale (VALE3) informou que a barragem Sul Superior, em Barão de Cocais (MG), teve seu nível de emergência reduzido de 3 para 2, indicando um avanço significativo nos trabalhos de segurança. As ações de descaracterização da barragem seguem em andamento, com o objetivo de eliminar completamente o risco associado à estrutura.
📃 “Já concluímos 47% do Programa de Descaracterização de Barragens a Montante, com desembolsos de R$ 9,3 bilhões desde 20191 , e esperamos finalizar outros 2 projetos ainda em 2024, alcançando um total de 16 barragens descaracterizadas”, disse Eduardo Bartolomeo, presidente da Vale.
A barragem, inicialmente classificada no nível máximo de risco em 2019, passou por um processo de descaracterização que já removeu cerca de 800 mil m³ de rejeitos, o equivalente a 12% do total. Essa ação permitiu otimizar o sistema de drenagem da estrutura.
🗣️ "Nos processos de análise da estrutura e de remoção de rejeitos, a Vale contou com um equipamento inovador, conhecido como deep dive, que permite explorar a barragem à distância, sem a presença de pessoas no local, garantindo a segurança de todas as pessoas envolvidas ou no entorno do projeto", afirmou Alexandre Pereira, vice-presidente executivo de projetos da Vale.
A desativação da barragem Sul Superior segue em andamento, com previsão de conclusão para 2029. A área de risco permanece isolada, conforme as normas de segurança.
Leia também: Aura Minerals (AURA33) adia projeto de uma mina de ouro no Mato Grosso
O banco destacou que a companhia deve seguir com forte geração de caixa em 2025, criando margem para dividendos adicionais.
Mineradora alcança redução do nível de risco de rompimento da barragem Forquilha III, em Minas Gerais.