Ibovespa não sustenta os 132 mil pontos com tarifas de Trump; culpa de VALE3 e PETR4?
Ações brasileiras carros-chefe caem quase -4% após medidas protecionistas da Casa Branca, apesar do Brasil ter ficado com alíquota-base de 10%
📊 A mineradora Vale (VALE3) anunciou nesta quarta-feira (13), uma parceria estratégica para o fornecimento de pelotas à Roheisengesellschaft Saar mbH (ROGESA), consolidando um passo importante para a descarbonização da siderurgia.
A colaboração, que inicialmente contempla o fornecimento de pelotas de alto-forno entre 2025 e 2027, é direcionada à subsidiária da Dillingen e da Saarstahl AG, localizadas na Alemanha.
A partir de 2028, a expectativa é que o contrato evolua para a utilização de pelotas de redução direta, acompanhando a inauguração da planta de redução direta da ROGESA na unidade de Dillingen.
Esse avanço é parte do compromisso da Vale com o futuro sustentável da indústria do aço, que se prepara para incorporar novas tecnologias, substituindo o uso de coque por hidrogênio no processo de produção.
A estratégia envolve a conversão do minério de ferro em HBI (hot briquetted iron), permitindo a produção de aço com baixa emissão de carbono.
Essa inovação utilizará fornos elétricos a arco, adaptando-se à planta de redução direta e contribuindo para uma pegada de carbono reduzida na produção siderúrgica.
A Vale destaca que o acordo com a ROGESA, além de fortalecer a presença da mineradora na Europa, é um avanço na transformação sustentável do setor, alinhado com as metas globais de redução de carbono.
📈 A parceria sinaliza uma transição importante para o setor de siderurgia, cada vez mais voltado à sustentabilidade e eficiência energética, e reforça o compromisso da Vale com práticas ambientais de baixo impacto.
Ações brasileiras carros-chefe caem quase -4% após medidas protecionistas da Casa Branca, apesar do Brasil ter ficado com alíquota-base de 10%
Na última segunda-feira (31), a Vale anunciou a criação de uma joint venture em parceria com a Aliança Energia.