Vale (VALE3) fecha acordo sobre minério de ferro na Índia

Segundo as empresas, o projeto deve reforçar de maneira significativa a cadeia de exportação do setor na região.

Author
Publicado em 21/02/2026 às 16:19h - Atualizado Agora Publicado em 21/02/2026 às 16:19h Atualizado Agora por Elanny Vlaxio
O anúncio foi feito neste sábado (21) (Imagem: Shutterstock)
O anúncio foi feito neste sábado (21) (Imagem: Shutterstock)
A Vale (VALE3) firmou parceria com as indianas Adani Ports e NMDC para criar uma instalação integrada de mistura de minério de ferro em uma zona econômica especial no porto de Gangavaram, na costa leste da Índia.
Segundo as empresas, o projeto deve reforçar de maneira significativa a cadeia de exportação do setor na região, ao ampliar eficiência, escala e competitividade no processamento e no comércio de minerais.
Com a implementação do plano, a capacidade total do porto de Gangavaram poderá alcançar até 75 milhões de toneladas de minério de ferro. A expectativa é que o terminal se consolide como um polo da commodity, impulsionando a competitividade marítima da Índia no mercado global.
Em nota, o CEO da APSEZ, Ashwani Gupta, afirmou: “Esta colaboração reflete um compromisso compartilhado com a construção de infraestrutura resiliente e preparada para o futuro, que fortalece a posição da Índia nas cadeias de suprimentos globais”. Ele acrescentou que o porto será o primeiro da Índia com capacidade para receber navios Valemax e  embarcações de grande porte.