Lucro da Vale (VALE3) despenca 9% com US$ 1,6 bilhão no 1T24
O Ebitda da empresa também registrou queda nos primeiros meses do ano.
A Vale (VALE3) anunciou, nesta sexta-feira (11), a conclusão da descaracterização do Dique 1A, situado no complexo minerário de Conceição, em Itabira (MG). As obras de engenharia, que visavam eliminar os riscos associados à estrutura, foram finalizadas antes do cronograma original.
📃 A partir desta etapa, a descaracterização do Dique 1A será submetida à avaliação e validação dos órgãos reguladores, conforme as normas vigentes. Paralelamente, as medidas previstas no plano de recuperação ambiental da área estão em execução.
Com a conclusão desta obra, a Vale alcançou a marca de 16 estruturas a montante eliminadas, representando 53% do total de barragens a montante programadas para descaracterização desde 2019.
Uma semana atrás, a ANM (Agência Nacional de Mineração) emitiu uma DCE (Declaração de Condição de Estabilidade) positiva para as barragens 5-Mutuca, localizada em Nova Lima, e Dique de Pedra, em Ouro Preto, ambas sob a operação da Vale.
📄 Essa certificação atesta que as estruturas encontram-se em conformidade com os requisitos de segurança estabelecidos pela legislação vigente, eliminando o risco de rompimento.
A inclusão das barragens 5-Mutuca e Dique de Pedra eleva para 15 o número de estruturas da Vale que foram retiradas do nível de emergência desde 2022. A empresa informa, contudo, que ainda existem 16 barragens nessa condição, embora nenhuma delas receba mais rejeitos.
Leia também: Aeronave da Embraer (EMBR3) recebe certificação dos EUA
O Ebitda da empresa também registrou queda nos primeiros meses do ano.
Resultado será publicado nesta quarta-feira (24), após o fechamento do mercado.