Vale (VALE3) puxa Ibovespa para cima e Nasdaq bate recorde; dólar atinge R$ 5,56
O desempenho foi sustentado, principalmente, pela valorização das ações da Vale, impulsionadas pelo minério de ferro.
A Vale (VALE3) anunciou, nesta sexta-feira (11), a conclusão da descaracterização do Dique 1A, situado no complexo minerário de Conceição, em Itabira (MG). As obras de engenharia, que visavam eliminar os riscos associados à estrutura, foram finalizadas antes do cronograma original.
📃 A partir desta etapa, a descaracterização do Dique 1A será submetida à avaliação e validação dos órgãos reguladores, conforme as normas vigentes. Paralelamente, as medidas previstas no plano de recuperação ambiental da área estão em execução.
Com a conclusão desta obra, a Vale alcançou a marca de 16 estruturas a montante eliminadas, representando 53% do total de barragens a montante programadas para descaracterização desde 2019.
Uma semana atrás, a ANM (Agência Nacional de Mineração) emitiu uma DCE (Declaração de Condição de Estabilidade) positiva para as barragens 5-Mutuca, localizada em Nova Lima, e Dique de Pedra, em Ouro Preto, ambas sob a operação da Vale.
📄 Essa certificação atesta que as estruturas encontram-se em conformidade com os requisitos de segurança estabelecidos pela legislação vigente, eliminando o risco de rompimento.
A inclusão das barragens 5-Mutuca e Dique de Pedra eleva para 15 o número de estruturas da Vale que foram retiradas do nível de emergência desde 2022. A empresa informa, contudo, que ainda existem 16 barragens nessa condição, embora nenhuma delas receba mais rejeitos.
Leia também: Aeronave da Embraer (EMBR3) recebe certificação dos EUA
O desempenho foi sustentado, principalmente, pela valorização das ações da Vale, impulsionadas pelo minério de ferro.
Petista participou de cerimônia que inicia os pagamentos reparatórios da mineradora, após rompimento da Barragem do Fundão.